No dia 24 de maio de 2016, a Blizzard lançou oficialmente, após passar por longos períodos de testes, o amado Overwatch, o título de tiro em primeira pessoa que carrega milhões de fãs no mundo inteiro. Sua qualidade é inquestionável, tanto que faturou o título de Game of The Year de 2016 no The Game Awards de 2016. Como um game multiplayer competitivo, sua vida útil é seu ponto principal e, desde seu lançamento, Overwatch vem recebendo atualizações de balanceamento e novos personagens.

Nesse artigo vou listar as principais mudanças do game desde 2016 e darei minha opinião sobre as mesma. Tudo foi escrito com base na versão de PC, mas algumas diferenças como datas das atualizações, existem nas diferentes versões.

Modo Competitivo

Desde seu lançamento, Overwatch recebeu pequenas atualizações para correções de bugs e balanceamento de seus personagens, tudo pensado para que no dia 28 de junho de 2016, fosse lançado o aguardadíssimo modo competitivo. Era lá onde você poderia ter a verdadeira experiência do game, ao mesmo tempo que se estressava. O modo era bloqueado até o nível 25, ou seja, apenas jogadores com noções do game poderiam jogar. Você poderia participar sozinho ou em um grupo e o sistema de pareamento de Overwatch encontraria automaticamente a melhor partida possível segundo sua habilidade ou de sua equipe. O modo vem recebendo periodicamente temporadas diferentes até hoje.

Novo Herói: Ana

Pouco menos de um mês após a inclusão do modo competitivo, uma nova personagem foi apresentada aos jogadores, e no dia 19 de julho foi adicionada ao jogo, Ana, uma suporte com um estilo de jogo diferente, utilizava um rifle de precisão para curar seus aliados e atacar os oponentes. Foi muito bem recebida, e sua utilização nas partidas se tornou quase que essencial.

Novo Evento: Jogos de Verão

Foi no ritmo de Olimpíadas que os jogadores receberão no dia 2 de agosto de 2016, o primeiro evento sazonal do game, os Jogos de Verão. A celebração trazia as Caixas de Itens dos Jogos de Verão, com mais de 100 itens especiais, e a inclusão de uma partida futurística de futebol, a contenda Lúciobol. Foi ali que notei, pela primeira vez, o cuidado que a Blizzard estava tendo para aumentar a vida útil de Overwatch.

Novo mapa: Eichenwalde

No início de setembro de 2016, com a chegada da segunda temporada do competitivo, a comunidade recebeu pela primeira vez um novo mapa. Após escutar a comunidade, mudanças significativas foram feitas no modo competitivo, e foram adicionados patamares com base na classificação de habilidade, algo que é utilizado até hoje.

Novo evento: Halloween Terror

Durante o mês de outubro de 2016, o Halloween chegou em Overwatch, as Caixas de Itens normais  foram substituídas por Caixas de itens de Halloween de edição limitada. Cada caixa tinha pelo menos um de mais de 100 sprays, ícones, visuais, poses de vitória, emotes e animações de destaque com temática de Halloween, além disso, foi adicionada uma contenda cooperativa divertidíssima: A vingança de Junkenstein.

Novo Herói: Sombra

A chegada da Sombra foi de grande espera da comunidade, foi feito um grande jogo em busca de pistas para enfim ser revelada. Seu estilo de jogo era rápido, o uso da invisibilidade e do teletransporte faziam das partidas mais dinâmicas, mas particularmente não me agradou. Sua chegada não foi de grande ajuda como da Ana. Junto com a nova personagem, o novo modo Arcade foi introduzido, e o novo mapa, Ecoponto: Antártica, usado para partidas 1×1 ou 3×3.

Novo evento: Paraíso Congelado

No clima de natal, que os jogadores receberam o evento da temporada: Paraíso Congelado. Durante o mês de dezembro de 2016 os mapas Hanamura e King’s Row ficaram iluminados com as luzes do natal e uma nova coleção de itens cosméticos natalinos foram acrescentados. Uma grande mudança na heroína Symmetra foi feita, algo que agradou os jogadores pois era muito pouco utilizada. Uma nova habilidade e mudanças nas demais foram feitas, tornando-a essencial em diversos momentos.

Novo Mapa: Oásis

A primeira grande novidade de 2017 foi o mapa Oásis. Com uma bela estética, a Blizzard manteve o padrão de qualidade de seus mapas.

Novo evento: Ano do Galo

Em comemoração ao Ano Novo Chinês, o evento Ano do Galo trouxe mais de 100 itens cosméticos e a nova contenda que colocava os jogadores em uma captura a bandeira, que se encaixando muito bem nos moldes de Overwatch, se tornou um modo de verdade no futuro.

Navegador de Jogos

No final de fevereiro do ano passado, foi acrescentado ao jogo a ferramenta navegador de jogos, que permitia aos jogadores a criação de partidas com suas próprias regras e modificações, assim podendo compartilhar com outros jogadores. Isso trouxe um grande número de partidas divertidas, aumentando a variedade de formas para se jogar Overwatch.

Novo Herói: Orisa

Todos esperavam a chegada de Doomfist como novo herói, mas recebemos a tanque Orisa em março. Seu estilo de jogo é defensivo, e rapidamente se tornou essencial para os jogadores. Apesar da decepção de não receber Doomfist, Orisa foi muito bem recebida pela comunidade, e foi sem dúvidas muito mais útil que a Sombra.

Novo evento: A Insurreição de Overwatch

O evento A insurreição de Overwatch apresentou aos jogadores acontecimentos passados no universo do game. O bacana é que diferente dos eventos anteriores, esse mostrava um pouco sobre a história de Overwatch. Além disso, recebemos mais de 100 itens, incluindo visuais, animações de destaque, emotes, sprays e ícones do jogador, e por fim uma contenda cooperativa, algo que deu bastante certo no Halloween.

Novo evento: Aniversário de Overwatch

Ao completar um ano de lançamento de Overwatch, a Blizzard prestigiou o aniversário do game com mais um evento nos moldes dos anteriores. Mais de 100 recompensas temáticas e partidas 3v3 em novos mapas da Arena no modo Arcade.

Novo Mapa: Colônia Lunar Horizon

Uma atualização no mês de junho de 2017 trouxe o mapa Colônia Lunar Horizon, por se passar na lua, sua beleza chamou atenção por se diferenciar dos outros mapas esteticamente, mas mantendo o padrão de qualidade já conhecido.

Novo Herói: Doomfist

Até que enfim o aguardado herói Doomfist chegou no jogo. Mesmo com uma jogabilidade de dano corpo a corpo, diferenciando-se dos outros heróis de ataque, após seu hype inicial não acabou sendo muito utilizado, mas sem duvidas é um dos personagens mais legais de ser jogado.

Novo mapa: Junkertown

A chegada do novo mapa Junkertown em setembro foi animadora, com uma estética de ferro-velho e pouco luxo, trouxe um ar novo ao game, porém algo também chamou a atenção nessa atualização: algumas mudanças em D.Va foram feitas, dando uma dinamicidade maior a personagem. Mas sem dúvidas o que mais chamou a atenção foi as mudanças em Mercy, que o fizeram de sua habilidade suprema, a ressurreição de aliados, se tornasse uma habilidade normal, com tempo de recarga pequeno, e obviamente com efeitos reduzidos, fazendo com que ressuscitasse apenas um aliado de cada vez. Tais mudanças tornaram Mercy mais dinâmica.

Novo mapa: Blizzard World

Um novo mapa foi apresentado aos jogadores: Blizzard World. Desvirtuando um pouco do universo de Overwatch, a Blizzard trouxe aos jogadores o mapa que simula um parque de diversões da própria empresa, mostrando atrações de todos seus jogos, um mapa verdadeiramente divertido e feito inteiramente para os fãs.

Novo Herói: Moira

A chegada da nova personagem Moira não foi de grande impacto, mas no jogo fez bastante diferença. Misturando dano e cura, a suporte foi muito bem recebida pelos jogadores, com uma jogabilidade difícil de se dominar, mas quando dominada é de grande ajuda aos aliados e um verdadeiro pesadelo aos adversários.

Novo Herói: Brigitte

Brigitte foi a primeira grande atualização no ano de 2018, sua chegada foi mansa, mas sua utilidade como suporte foi inquestionável. A utilização da personagem na partida é essencial, conseguindo ser útil para todos de seu time ao mesmo tempo que bate de frente com qualquer adversário.

Novo evento: Retaliação

Os últimos eventos de Overwatch foram novas versões de eventos passados, como o de Halloween, o evento de natal e o ano novo Chinês. Retaliação foi, sem dúvidas, o que mais chamou atenção. Assim como em Insurreição, uma história passada foi contada, no caso sobre a Blackwatch. Uma contenda foi feita trazendo uma missão cooperativa bem empolgante.

Novos mapas: Rialto e Petra

O novo mapa lançado em maio de 2018 se passa na belíssima Veneza, e como na vida real, o mapa é muito bonito.

No caso de Petra, por se tratar de um mapa para partidas Deathmatch, é menor para apresentar um combate mais dinâmico.

Novo Herói: Wrecking Ball

E isso nos traz aos dias de hoje com a chegada de Wrecking Ball, um tanque com jogabilidade rápida e movimentação diferenciada na qual se transforma em uma bola gigante de metal. Divertido, mas difícil de se dominar, aspectos que tornam o novo herói em um sucesso.

Atualmente, Overwatch conta com mais de 40 milhões de jogadores ativos no mundo todo e está disponível para PC, Xbox One e PlayStation 4 a partir de R$159,99, totalmente em português. Todo o conteúdo pós-lançamento está disponível sem custo adicional.

Não deixe de acompanhar todas as novidades e atualizações diárias do Jornada Geek no facebooktwitter e instagram.

publicidade: