-publicidade-

NOÉ | Coletiva de Imprensa com Russell Crowe

Russel Crowe
Russell Crowe

Coletiva de imprensa com Russell Crowe do filme Noé por Efraim Fernandes

Expediente:
Fotógrafo – Roberto Lemão
Repórter – Efraim Fernandes

Depois de passar pela Rússia e Cidade do Vaticano (o qual esteve com o Papa), o astro internacional Russell Crowe fez um ‘pit stop’ em terras tupiniquins no dia 19 de Março, mais especificamente no Rio de Janeiro. E no dia 21 esteve presente para a coletiva de imprensa do filme Noé (que estréia em 03 de Abril nos cinemas), de Darren Aronofsky, no Hotel Fasano em Ipanema.

De bom humor, o ator quando chega pede desculpa pelo atraso de uma hora e meia devido ao trânsito, pois estava de bicicleta pela orla, encantado com a paisagem e belezas da cidade e nosso clima tropical.

E chega brincando, dizendo que aquela não foi a melhor decisão a ser tomada por perder a noção de tempo e que deseja retornar para conhecer mais, achando tudo muito espantoso. “É uma surpresa a cada canto”, declara.

- publicidade-

A primeira questão abordada foi sobre Noé ser homem um de fé, mas estando numa linha tênue entre devoção e loucura. Crowe afirma que para o personagem título era tudo uma questão de simplificar o personagem numa escala humana.

“Ao meu ver ele é um homem normal com um fardo, uma missão…” E reitera mais a frente que Noé não foi escolhido por ser um homem bom, mas por ser capaz de realizar o trabalho o qual foi designado.

Quando perguntado sobre a visita até o Pontífice em pessoa, o ator responde que o fato de a produção ter sido convidada até o Vaticano foi um ato extremamente gentil levando em conta toda a controvérsia em torno do filme. Alegou também que Vossa Santidade demonstrou um grande nível de coerência sobre as coisas que vem dizendo e fazendo.  “Foi um incrível privilégio estar na presença dele”.

- publicidade -

Um filme desprendido de religião

Para entrar fundo na complexidade do personagem houve além de preparação física, chegando a levantar aproximadamente 200Kg, muita pesquisa. Crowe admite que quando aceitou o papel ele tinha pouco conhecimento sobre a figura Noé, como muitas pessoas.

Ele afirma que esta história (o dilúvio) está em cada texto religioso antigo, em várias partes do mundo. “Pessoas de todo o mundo têm uma mitologia sobre o dilúvio. A Geografia e arqueologia nos contam sobre a mitologia do dilúvio… A história do filme compartilha a experiência humana. Você tem que ver de forma desprendida de religião. Acho que essa é a maneira mais saudável de vê-la… ”

Uma surpresa se deu quando é revelado que o cineasta Darren Aronofsky, roteirista e diretor do filme, pensou nesta obra cinematográfica desde quando tinha apenas treze anos de idade, quando escreveu um poema sobre o conto bíblico. Ele fez a construção da carreira em Hollywood até que chegasse ao ponto em que poderia contar a história do personagem Noé.

Devido a essa paixão de Aronofsky pelo projeto houve a inserção de pequenos detalhes inteligentes para o funcionamento da narrativa. Questões sobre como um homem poderia tomar conta de doze milhões de espécies de animais, tendo como uma das saídas encontradas a hibernação por defumação.  “Foi algo que pegamos, sabemos que é absolutamente real, e aplicamos. Isso foi esperto!”

Sobre o reencontro com os astros

- publicidade -

 O ator diz que foi maravilhoso reencontrar Jennifer Connelly desde Uma Mente Brilhante, já que ficaram muitos íntimos devido a natureza deste filme. Com Anthony Hopkins, ele declara também ter sido ótimo já que a primeira vez que atuaram juntos foi no início da década de 1990.

“Meu primeiro trabalho com ele foi em 1991 ou 1990… Foi o ano em que ele ganhou o prêmio de Melhor Ator no Oscar por O Silêncio dos Inocentes. Não sei se sabem, mas ele é um incrível pianista! Teve momentos em que nos olhamos, e foi como na primeira vez… E Logan [Lerman] está crescendo como um jovem ator. Claro que ele era muito jovem em Os Indomáveis e agora é um rapaz, tem diferentes ideias e está em grandes filmes…”

“Nós gravamos em situações difíceis… Acho que foram trinta e seis dias de chuva. Pense bem, chovendo sem parar por trinta e seis dias. As gotas de chuva pareciam um soco na cabeça depois de um tempo. Eu procurava um lugar zen para olhar as nuvens carregadas por alguns segundos quando a chuva parava. Estava parado e apreciando a beleza do local, e de repente bum, a água te acertava de novo”.

O banimento do filme em alguns países e a ligação de Crowe com a vida animal

_MG_24721A instituição islâmica egípcia alega que o épico bíblico é “contrário à fé e aos fundamentos da lei islâmica”. Com isso o Catar, Emirados Árabes e Bahrein são alguns dos países o qual o longo teve banimento.

Porém, Crowe foi enfático quanto à proibição do filme em países islâmicos e diz que não foi uma surpresa o banimento para os produtores: “O que eles vão perder é a oportunidade para o estímulo de uma questão. Acho que esse é um ponto primário positivo nesse filme. É sobre se você tem fé ou não tem fé, você fala sobre  isso quando se vê o filme. Você fala no que se acredita, e o que muita gente fará no momento em que o filme terminar é pegar a Bíblia e rever aquelas lições, reexaminar o que elas achavam o que sabiam”.

O ator afirma que ama animais, que tem um elo espiritual muito forte com eles, que foi uma pena ter de atuar fingindo estar ao lado de bichos, algo muito decepcionante. E mais, aprofunda ao dizer que se olharmos a forma como são tratados os animais, muita coisa sobre a sociedade humana pode ser explicado.

Autoconfiança de um ator experiente

Crowe fala brevemente da experiência como diretor no filme inédito de drama The Water Diviner, sobre o quão fascinante foi este projeto.  Logo emenda que será dirigido por Gabriele Muccino no também inédito Fathers and Daughters, mas afirma que se pudesse não trabalharia mais com diretores de filmes.

“Eu achei a transição (de não ter mais que trabalhar com diretores contratados)… Eu não estou tentando ser egocêntrico, eu não sou assim, eu somente achei a transição bem fácil. Fazer filmes está em meu DNA! Eu sei como resolver os problemas do dia, eu sei como manter uma sala cheia, eu sei como deixar os atores felizes e eu sei como deixar a equipe (de filmagem) feliz.”

Acidez nas respostas

Quando perguntado por uma jornalista quem ele gostaria de levar consigo na Arca se fosse dado ao astro a missão de Noé, Crowe foi ácido e demonstrando leve impaciência: “Não é a escolha de Noé. É a tarefa dele,  mas não escolha. Não quero entrar nessa questão, porque é um pouco… Eu posso falar coisas engraçadas [brinca].  Acho um pouco injusto resumir a história à esse ponto”.

Mais ao final o ator foi questionado se interpretar o personagem que dá nome ao filme o fez mudar de ideia quanto à religião. Categoricamente responde em tom baixo: “Não… [longa pausa] Algumas perguntas necessitam de curtas respostas.”

Em outro momento, ao ser indagado se levaria o Papa para a Arca, foi mais direto: “Você não entendeu minha resposta. Noé não tem que escolher, não é a escolha dele. Não é uma boate noturna. Não é essa a questão, ele é um servo! É isso que ele faz”.

E em seguida, encerrou falando que o nosso país vive um bom momento devido a atenção sobre a Copa do Mundo da Fifa e Olimpíadas.  “Há muito foco no Rio e no Brasil, então eu espero que esse tráfego de merda melhore. [risos na sala da coletiva]. Esta é a principal atração turística da cidade. É absolutamente marcante! Tem que trazer dezenas de milhares de pessoas morro acima e morro abaixo pela cidade todo dia. É só um conselho!”

Russell se despede e sai da sala da entrevista coletiva contagiando todos os jornalistas com a declaração final que gerou muitos risos e palmas dentro do hotel Fasano.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

545,305FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
20SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,478SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: NOÉ | Coletiva de Imprensa com Russell Crowe

Últimas Postagens

Utopia | Saiba tudo sobre a nova série do Amazon Prime

Com o seu desenvolvimento anunciado originalmente em 2018, a série Utopia ganhou diversas novidades ao longo dos últimos meses. E assim, agora reunimos todas...

Sean Connery, o primeiro 007, morre aos 90 anos (Relembre a sua carreira)

Afastado das grandes telas e destaques de hollywood desde o ano 2003, quando estrelou o filme A Liga Extraordinária, o ator escocês Sean Connery...

Spider-Man Miles Morales | Uniforme do Aranhaverso é mostrado em novo gameplay

Com o seu lançamento confirmado para acontecer no mês de novembro, agora o jogo Spider-Man: Miles Morales voltou a ser alvo de novidades. E desta...

Walker | Odette Annable entra para o elenco da série

Com o seu desenvolvimento já confirmado, o reboot da série Walker, Texas Ranger, que levará apenas o título de Walker na nova versão, voltou a ganhar...

A Maldição do Poço | Conheça o novo filme de terror da Netflix

Alguns dias após a revelação da sua data de estreia, o filme A Maldição do Poço agora já está disponível na Netflix. E como...

Severance | John Turturro entra para o elenco da série

Após vários meses sem novidades, a série Severance volta a ser destaque na mídia. E assim, agora as novidades envolvem a formação do seu elenco. Segundo...

Revolver | Maya e Ethan Hawke vão estrelar no filme

Começando a ser alvo de novidades, o filme Revolver é destaque na mídia. E assim, agora as novidades envolvem os seus protagonistas. Segundo informações do...

Harry Potter deixará a Netflix e será adicionado ao HBO Go

Anos se passaram desde que o filme Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 foi lançado nos cinemas, mas o encanto...