-publicidade-

MINHA TARDE COM O CINEMA FRANCÊS | KINOS

Minhas Tardes com Margueritte
Minhas Tardes com Margueritte

Quando ele contava os pombos no parque, a senhora o observava, curiosa, e perguntou por quê. Pra ver se estavam todos ali, claro, e tinham nomes. Um deles, uma singela pomba em meio aos outros dezoito, Margeritte. Assim mesmo, com dois Ts. Essa é a entrada da personagem que carrega no nome do filme no longa francês  Minhas tardes com Margueritte, do diretor Jean Becker.

Ao contrário do título, o protagonista é Germain Chazes, interpretado por Gérard Depardieu, em outra de tantas interpretações dignas de uma boa tarde dedicada ao cinema. O ator francês, como diz o diretor, tem um potencial fenomenal, tanto de desconcentrá-lo durante a produção, com brincadeiras e blagues, quanto de incorporar o personagem no instante em que é chamado para a ação, mesmo que no segundo anterior esteja no celular ou em alguma conversa com a equipe. Os fãs que acompanharam as filmagens também louvaram o ator, um espetáculo à parte em meio a todo o aparato técnico.

Além de um grande ator (em perfeita sintonia com Gisèle Casadesus, a Margueritte), um ótimo personagem. Chazes é um grande faz-tudo da cidade, que trabalha na construção civil, faz suas esculturas em madeira quando em casa, planta pra ajudar no bar e restaurante que frequenta, além de vender na feira. E ainda tem tempo pra passear pelo parque e contar seus pombos. Verdadeiro exemplo do sonho da sociedade atual, Chazes faz o que quer com seus horários, trabalha na hora que precisa e escolhe o que quer fazer. Gênio? Nem tanto, como mostram seus flashbacks.

Na escola, cometia erros gramaticais mesmo ao ler os textos e mesmo o professor caçoava de suas falhas. Abobalhado, cometia deslizes, como ao derramar leite no supermercado e ser rechaçado pela mãe publicamente, a mesma que brigou com ele por chegar cedo em casa e interromper a negociação romântica que travava com um inquilino. Foi ela, também, que expulsou o mesmo inquilino quando ele batou no filho que, adulto, morava no trailer que o homem abandonou no terreno.

Chazes é, acima de tudo, uma pessoa sensível, que busca ajudar todos que o cercam, e isso ganha uma proporção maior quando começa a conversar com Margueritte, que gosta de ler em voz alta. Ela lia e ele imaginava, e pedia para que ela repetisse. Chazes, como destacou a senhora, abandonada no asilo pelo sobrinho, era um ótimo leitor. Mas eu não leio, contrapunha o homem, lê sim, ela afirmava, e ele acreditou. Passou a buscar livros, a tentar ler para a namorada, e teve mesmo uma aventura com um dicionário.

- publicidade-

Uma das melhores cenas do filme vem desse dicionário presenteado por Margueritte. Diante do gato, com quem conversava, Chazes começou a procurar palavras e explicar para o felino seus significados, pulando de uma para outra, passando por nomes próprios e culminando em tomates. Cutlivador de tomates, o homem brigou com o livro, burro, que não conhecia senão tomate-maçã, e resolveu devolver a obra, limitada.

Os amigos também não ficam pra trás. Um deles é um pseudo-intelectual que, enquanto os demais jogam e bebem, fica em suas cruzadinhas sentado à mesa, negando bebidas e dizendo alto palavras que ele considera difíceis. Na ocasião em que bebe, os amigos correm apressados de noite pra porta trancada da casa, enquanto o outro, dentro, diz que vai se matar com a espingarda que tem na mão. Francine, dona do restaurante, é apaixonada pelo garçom, que se encanta por uma cliente. O cozinheiro tem um papagaio chamado DeGaulle e outro amigo, italiano, tem os melhores sotaque e vivacidade, claro.

Humor gostoso, requintado e sensível fazem de Minhas tardes com Margueritte uma delícia, daquelas que se assiste mesmo depois do almoço de um dia quente e o sono não vem. Curto, dinâmico e saboroso, é uma mistura de boas aulas de cinema, atuação e literatura, pois ensina a conversar com os livros e, como é fundamental a uma boa prosa, a ouví-los. Como às pessoas.

- publicidade -
- publicidade -
-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

543,021FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,468SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: MINHA TARDE COM O CINEMA FRANCÊS | KINOS

Últimas Postagens

Pequenos Grandes Heróis | Assista ao trailer completo do filme

Com a sua estreia anteriormente já confirmada para janeiro, agora o filme Pequenos Grandes Heróis, ambientado no mesmo universo que As Aventuras de Sharkboy e...

Mulan | Filme em live-action já está disponível no Disney Plus

Com o seu lançamento inicialmente previsto para acontecer nos cinemas, o filme Mulan acabou sendo adiado por diversos meses até chegar recentemente ao catálogo...

Mank | Conheça o filme da Netflix estrelado por Gary Oldman

Com o seu desenvolvimento já confirmado há diversos meses, o filme Mank foi recentemente lançado pela Netflix como uma das suas principais estreias para...

Reis de Joanesburgo | Saiba tudo sobre a nova série da Netflix

Com o seu desenvolvimento já confirmado há algum tempo, a série Reis de Joanesburgo chegou recentemente ao catálogo da Netflix. E assim, agora reunimos...

Break – O Poder da Dança | Conheça o novo filme da Netflix

Com o seu lançamento já tendo acontecido há algum tempo na França, o filme Break - O Poder da Dança chegou recentemente ao catálogo...