-publicidade-

-publicidade-

Liga da Justiça | Saiba mais sobre Darkseid e a equação anti-vida

Vilão e a sua obsessiva busca pela equação anti-vida estão presentes na versão de Zack Snyder.

Darkseid invadiria a terra em Liga da Justiça 2 de Zack Snyder
Divulgação

Anos após o lançamento da versão cinematográfica, o filme Liga da Justiça voltou a ficar em evidência nos últimos dias com a versão de Zack Snyder chegando ao mercado digital. E entre as muitas mudanças apresentadas, uma delas foi a presença do vilão Darkseid e um contexto maior envolvendo a missão do Lobo da Estepe.

Talvez você também queira ler: Liga da Justiça de Zack Snyder | Todos os novos personagens do filme

Embora Darkseid tenha sido retratado em animações e videogames por décadas, o vilão não foi devidamente adaptado para live-action. Com exceção de Smallville, que nunca teve fisicamente a presença do governante de Apokolips em carne e osso, a Liga da Justiça de Zack Snyder foi a primeira vez que o vilão foi apresentado ao público em uma versão live-action. Para o corte dos cinemas, Darkseid foi totalmente removido e o personagem Lobo da Estepe foi o único Novo Deus a ser representado ao longo das duas horas de exibição. Mas através desta nova versão, o mesmo então teve o destaque merecido com Ray Porter emprestando sua voz ao personagem.

Na verdade, todo o contexto dos antagonistas na trama foi muito mais trabalhado e coerente com o material apresentado ao público, mas também acabou trazendo algumas questões interessantes: quem é este poderoso vilão conhecido como Darkseid e a tão citada equação da Anti-Vida? Qual ameaça eles podem representar aos heróis com a sua iminente invasão à terra?

Por conta destes assuntos que muitos podem não ter entendido, ou não conhecer de fato o personagem e seu objetivo, nós então resolvemos listar alguns pontos com respostas que podem ser conferidos logo abaixo.

Darkseid e Apokolips nas HQs da DC Comics e Liga da Justiça

Imagem de DarkSeid nas HQs
Divulgação

Criado em fevereiro de 1971 por Jack Kirby, Darkseid é o senhor governante de Apokolips, um dos planetas mais perigosos do universo DC. Originalmente chamado de Uxas antes de assumir o nome icônico pelo qual é conhecido até hoje, ele é um dos vilões mais antigos da DC Comics e já enfrentou a Liga da Justiça em várias histórias icônicas.

Darkseid é um Novo Deus – seres que vivem no Quarto Mundo e prosperam em sua conexão com a Fonte, uma energia primordial do universo – que veio da realeza, já que era um príncipe. Embora sua história de origem tenha sido reinventada através dos Novos 52, Darkseid ainda é o principal tirano de Apokolips.

Desde o seu início, Apokolips tem sido um planeta rival do Nova Gênesis, que é onde vivem os bons Novos Deuses. Há uma divisão entre os Novos Deuses com o Pai Celestial a.k.a. Izaya sendo o governante do Nova Gênesis, que quer derrotar seu irmão, Darkseid. Apokolips representa os malignos Novos Deuses, onde eles escravizam e conquistam outros planetas com seus cidadãos sendo transformados à força em Parademônios – as criaturas alienígenas que estiveram em Batman vs Superman – A Origem da Justiça e Liga da Justiça. Apokolips é a coisa mais próxima do inferno que o Universo DC tem – visual e tematicamente.

As habilidades e poderes de Darkseid

DarkSeid e os seus poderes
Divulgação

Ao longo de cada versão, Darkseid sempre foi descrito como um dos supervilões mais poderosos de toda a existência. Nos quadrinhos mais antigos, quando Uxas assumiu a Força Ômega, isso o ajudou a se tornar a força imparável que ele é conhecido por ser. A Força Ômega é o que permite que Darkseid use seu Feixe Ômega, um feixe de energia mortal que pode desintegrar qualquer um que tocar.

Além disso, ao contrário da visão de calor do Superman, a direção do Feixe Ômega de Darkseid pode ser controlada, dobrando e girando o feixe enquanto ele é disparado. Na Liga da Justiça de Zack Snyder, o Feixe Ômega é visto em ação, mas não é a única ferramenta de poder em seu arsenal. Na visão do pesadelo do cavaleiro de Ciborgue, Darkseid pode ser visto lutando contra o Aquaman, revelando que ele não só pode respirar debaixo d’água, mas é tão perigoso quanto seria na superfície.

O Feixe Ômega pode até mesmo seguir um alvo que está tentando escapar, já que Darkseid pode prendê-lo a seus oponentes que, na maioria dos casos, morrem após não conseguirem fugir dele. Embora nunca seja visto de seu ponto de vista no filme, Darkseid é capaz de criar aberturas de Boom Tubes, uma espécie de pontes extra-dimensionais que permitem que ele cruze caminhos com outros mundos.

No corte de Zack Snyder, a Liga da Justiça vê o vilão pela primeira vez quando um Boom Tube é aberto com Darkseid, Desaad e Vovó Bondade olhando para seus oponentes. Darkseid também tem habilidades como voo, superforça, supervelocidade, projeção astral, invulnerabilidade, escudo energético, manipulação de energia, fator de regeneração, telepatia telecinese, teletransporte, campos de força, manipulação de tamanho, super durabilidade, visão de calor, e sanções ômega (captura de organismos para realidades alternativas).

A equação anti-vida

Darkseid e a equação anti-vida
Divulgação

Nas páginas da DC Comics, onde proferir uma equação matemática pode conceder supervelocidade, a Equação Anti-Vida é uma equação literal. E isso significa uma prova matemática e lógica tão fundamental quanto 2 + 2= 4. Contudo, em vez de provar uma lei científica ou matemática, a Equação Anti-Vida é baseada na própria essência da existência, amor, felicidade e livre arbítrio.

Usada como uma arma, a Equação pode quebrar o espírito de quem a ouve, garantindo a quem a possui o domínio total de toda a existência. Os quadrinhos originais de Jack Kirby estabeleceram a Equação Anti-Vida como dando ao ser que aprende o poder de dominar a vontade de todas as raças sencientes e sapientes. É chamado de Equação Anti-Vida porque “se alguém possui controle absoluto sobre você – você não está realmente vivo”.

É a escala desse poder que o torna o objetivo principal de Darkseid. E é a natureza obscura do poder que fez com que muitos escritores de quadrinhos retratassem a Equação Anti-Vida como um poder menos específico e menos bem compreendido.

A Liga da Justiça de Zack Snyder leva as coisas um passo adiante, literalmente descrevendo ‘Anti-Vida’ como a força mais incrível que alguém pode exercer. Para um tirano conquistador como Darkseid (que transforma civilizações conquistadas em parademônios), é o maior atalho que se pode imaginar. Opressão tirânica instantânea, concedendo-lhe poder sobre todas as vidas.

O mais interessante é que Darkseid (e mais tarde, O Lobo da Estepe) parecem estar cientes da presença da Anti-Vida através do toque físico ou proximidade. Tratada menos como uma fórmula e mais como uma força divina ou primordial no universo, faz sentido para o corpo de Darkseid conter o símbolo ômega da Anti-Vida. Mas se a Anti-Vida do DCEU é menos equação do que o normal, sua conexão com a Terra é uma reviravolta ainda mais intrigante.

Confira o trailer do filme:

Sobre o filme Liga da Justiça de Zack Snyder

Em Liga da Justiça de Zack Snyder, determinado a garantir que o sacrifício final do Superman (Henry Cavill) não fosse em vão, Bruce Wayne (Ben Affleck) alinha forças com Diana Prince (Gal Gadot) com planos de recrutar uma equipe de metahumanos para proteger o mundo de um ameaça de proporções catastróficas.

A tarefa se mostra mais difícil do que Bruce imaginava, pois cada um dos recrutas deve enfrentar seus próprios demônios do passado antes que possam finalmente formar uma liga de heróis sem precedentes. Porém, pode ser tarde demais para Batman (Affleck), Mulher Maravilha (Gadot), Aquaman (Jason Momoa), Ciborgue (Ray Fisher) e The Flash (Ezra Miller) salvarem o planeta dos vilões Lobo da Estepe, DeSaad e Darkseid e seus planos malignos.

Zack Snyder assume a direção, enquanto o roteiro de Liga da Justiça de Zack Snyder é assinado por Chris Terrio, com a história de Chris Terrio & Zack Snyder e Will Beall, baseada nos personagens da DC, Superman criado por Jerry Siegel e Joe Shuster. Os produtores do filme são Charles Roven e Deborah Snyder, com a produção executiva de Christopher Nolan, Emma Thomas, Wesley Coller, Jim Rowe, Curtis Kanemoto, Chris Terrio e Ben Affleck.

Confira também: 

Liga da Justiça de Zack Snyder | Tudo o que sabemos sobre o filme

The Flash | Maribel Verdu viverá a mãe do herói no filme

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games de super-heróis no Jornada Geek e Universo Heroico. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitterinstagram e também no Google News.
Liga da Justiça | Saiba mais sobre Darkseid e a equação anti-vida
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek, formado em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (atualmente conhecido como UniAcademia), mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.
- publicidade -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornada Geek + Lolja

Últimas Notícias