-publicidade-

-publicidade-

Falcão e o Soldado Invernal | 8 filmes do MCU para assistir antes da série

Novo banner de Falcão e o Soldado Invernal
Divulgação: Disney+ e Marvel Studios

Após mais de 20 filmes lançados entre 2008 e 2019, a Marvel Studios está finalmente seguindo em frente com o seu universo cinematográfico. E assim, após WandaVision iniciar a Fase 4, agora o lançamento de Falcão e o Soldado Invernal promete apresentar um novo arco para o público.

Talvez você também queira ler: Falcão e o Soldado Invernal | O que sabemos sobre a série

A série Falcão e o Soldado Invernal dará a Sam Wilson (Anthony Mackie) e Bucky Barnes (Sebastian Stan) um grande destaque no MCU após sua longa história como personagens coadjuvantes do Capitão América (Chris Evans) no Universo Cinematográfico do Marvel Studios. Os heróis briguentos apareceram em oito filmes MCU no total (sete para Winter Soldier e seis para Falcon) e, em sua última aparição, ajudaram a salvar o universo em Vingadores: Ultimato.

Entretanto, um ponto interessante é que Sam e Bucky nunca foram tão próximos um do outro quanto foram de Steve Rogers. Embora até tenham dividido a cena várias vezes, o seu ponto de ligação claramente sempre foi o Capitão América, que ao final de Ultimato decidiu ficar no passado e levar uma vida bem diferente da que ele conhecia.

Ambos testemunharam Rogers ressurgir como um homem velho, tendo vivido uma vida plena e feliz com seu amor eterno, Peggy Carter (Hayley Atwell). Steve deu a Sam o escudo do Capitão América, mas o futuro do Falcão e do Soldado Invernal permanece uma questão em aberto que finalmente será respondida na série do Disney+.

Contudo, caso você queira relembrar a história destes personagens do MCU antes de eles se reunirem neste novo projeto, separamos então abaixo uma lista com todas as aparições de Sam Wilson e Bucky Barnes nos filmes até o momento.

Estes são os 8 filmes do MCU para assistir antes de Falcão e o Soldado Invernal

Capitão América: O Primeiro Vingador

Bucky em Capitão América
Divulgação

Lançado em 2011, o filme Capitão América: O Primeiro Vingador é ambientado entre os anos de 1943-1945. A trama conta a história de origem de Steve Rogers, mostrando o mesmo desde um jovem franzino até o momento em que ele assume o manto do herói que conhecemos.

Bucky Barnes, um dos protagonistas de Falcão e o Soldado Invernal, aparece no projeto como um jovem sargento do exército, alistado para a guerra, que está sempre cuidando do seu melhor amigo, Steve. Ele conseguiu um encontro duplo para Rogers e o levou para a Stark Expo antes de embarcar para a guerra. Bucky não viu Steve novamente até que ele e a 107ª infantaria foram mantidos como prisioneiros de guerra por Hydra, onde Barnes foi submetido a experimentos. Agora conhecido como Capitão América, Steve resgatou Bucky e trouxe o 107º de volta em segurança.

Sinopse oficial do filme:

2ª Guerra Mundial. Steve Rogers (Chris Evans) é um jovem que aceitou ser voluntário em uma série de experiências que visam criar o supersoldado americano. Os militares conseguem transformá-lo em uma arma humana, mas logo percebem que o supersoldado é valioso demais para pôr em risco na luta contra os nazistas.

Desta forma, Rogers é usado como uma celebridade do exército, marcando presença em paradas realizadas pela Europa no intuito de levantar a estima dos combatentes. Para tanto passa a usar uma vestimenta com as cores da bandeira dos Estados Unidos, azul, branca e vermelha. Só que um plano nazista faz com que Rogers entre em ação e assuma a alcunha de Capitão América, usando seus dons para combatê-los em plenas trincheiras da guerra.

Capitão América: O Soldado Invernal

O soldado Invernal em Capitão América 2
Divulgação

Lançado em 2014 pela Marvel Studios, o filme Capitão América: O Soldado Invernal é apontado por parte do público até hoje como um dos melhores títulos do universo de heróis. Um dos principais motivos envolve justamente a sua trama, que por sua vez acabou contando com uma abordagem mais voltada para a espionagem.

Este é também o título que conta com a introdução de Sam Wilson / Falcão ao MCU, com o personagem então trabalhando principalmente ao lado de Natasha Romanoff / Viúva Negra e Steve Rogers / Capitão América para deter uma conspiração da Hydra infiltrada na Shield e o assassino chamado Soldado Invernal. O que Rogers não esperava é que a verdadeira identidade deste criminoso era a do seu velho amigo, Bucky Barnes. Ou seja, aqui temos então o primeiro encontro entre o Falcão e o Soldado Invernal, mesmo que em lados opostos.

Sinopse oficial do filme:

Dois anos após os acontecimentos em Nova York (Os Vingadores – The Avengers), Steve Rogers (Chris Evans) continua seu dedicado trabalho com a agência S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo. Em parceria com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), também conhecida como Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal, que visita Washington e abala o dia a dia da S.H.I.E.L.D., ainda liderada por Nick Fury (Samuel L. Jackson).

Vingadores: Era de Ultron (Participação do Falcão)

Sam Wilson esteve em Vingadores Era de Ultron
Divulgação

Embora Vingadores: Era de Ultron não conte com a presença de Bucky Barnes / o Soldado Invernal, o título em questão conta com uma pequena participação de Sam Wilson ao seu final como parte do novo grupo dos heróis da Marvel Studios. Levando em conta que não sabemos se Falcão e o Soldado Invernal irá citar WandaVision de alguma forma, ainda assim seria interessante assistir também o segundo filme do grupo de heróis. Afinal, mesmo que seja apenas uma cena, é aqui que Sam Wilson, o Falcão, se torna oficialmente parte do time.

Sinopse oficial do filme: 

Tentanto proteger o planeta de ameaças como as vistas no primeiro Os Vingadores, Tony Stark (Robert Downey Jr.) busca construir um sistema de inteligência artifical que cuidaria da paz mundial. O projeto acaba dando errado e gera o nascimento do Ultron (voz de James Spader). Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) terão que se unir para mais uma vez salvar o dia.

Homem-Formiga (Participação do Falcão)

Sam Wilson, o Falcão, em Homem-Formiga
Divulgação

Este é mais um dos filmes da nossa lista de preparação para Falcão e o Soldado Invernal que contam apenas com uma pequena participação de Sam Wilson em sua trama. Entretanto, é de certa forma a sua presença em uma única cena de Homem-Formiga acabou servindo para colocar Scott Lang em contato com os Vingadores já no projeto seguinte, Guerra Civil.

Lang foi enviado por seu mentor e pelo Homem-Formiga anterior, Hank Pym (Michael Douglas), para roubar um dispositivo pertencente a Howard Stark que estava armazenado em uma “antiga instalação de armazenamento no norte do estado de Nova York.” Pym não sabia que este local havia sido convertido no complexo dos Vingadores de alta segurança.

O Homem-Formiga continuou com seu assalto de qualquer maneira e encontrou o Falcão. Depois de se apresentarem, Falcão e o Homem-Formiga começaram a lutar, testando os poderes cada vez menores de Scott contra as habilidades de vôo e combate de Sam. O Homem-Formiga conseguiu roubar o que queria e derrotou o Falcão encolhendo-se dentro de seu traje e destruindo circuitos que incapacitaram as suas asas. Depois que Lang escapou, um envergonhado Wilson disse à sua equipe de segurança que era muito importante para ele que o Capitão América não descobrisse sobre isso. No entanto, o Falcão lembrou-se do Homem-Formiga (que ele chama de “Tic-Tac”) e Sam recrutou Scott Lang para se juntar a equipe do capitão um ano depois no Capitão América: Guerra Civil.

Sinopse oficial do filme:

Dr. Hank Pym (Michael Douglas) é o inventor da fórmula/ traje que permite o encolhimento. Anos depois da descoberta, precisa impedir que seu ex-pupilo Darren Cross (Corey Stoll) consiga replicar o feito e vender a tecnologia para HYDRA. Para isso, o Dr. Pym escolhe o trambiqueiro Scott Lang (Paul Rudd) como o seu sucessor a usar o traje do Homem-Formiga. Lang, que acabou de sair da prisão e está com dificuldade de achar um trabalho honesto, aceita.

Capitão América: Guerra Civil

Falcão e o Soldado Invernal em Capitão América Guerra Civil
Divulgação

Após alguns lançamentos da Marvel Studios, Capitão América: Guerra Civil acabou sendo o projeto responsável por iniciar um dos arcos de maiores tensões neste universo de heróis ao separar os Vingadores em dois times. O interessante ainda sobre a trama é que Bucky Barnes / o Soldado Invernal desde o início aparece como parte central dos seus acontecimentos, promovendo assim uma reunião do mesmo com Steve Rogers / Capitão América e Sam Wilson / Falcão, que acabam desta vez ficando do mesmo lado.

Como é de conhecimento, este é o projeto que acabou iniciando a relação de Sam Wilson e Bucky Barnes que veremos ser mais explorada em Falcão e o Soldado Invernal. De tal forma, presumivelmente, o mesmo então acaba tendo uma grande importância para o que está por vir na série.

Sinopse oficial do filme: 

Em Capitão América: Guerra Civil, Steve Rogers (Chris Evans) é o atual líder dos Vingadores, super-grupo de heróis formado por Viúva Negra (Scarlett Johansson), Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), Visão (Paul Bettany), Falcão (Anthony Mackie) e Máquina de Combate (Don Cheadle). O ataque de Ultron fez com que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis, já que seus atos afetam toda a humanidade. Tal decisão coloca o Capitão América em rota de colisão com Tony Stark (Robert Downey Jr.), o Homem de Ferro.

Pantera Negra (Participação do Soldado Invernal)

O Soldado Invernal em Pantera Negra
Divulgação

Após ser o centro da trama em Capitão América: Guerra Civil, e ser apresentado como um homem manipulável por conta do seu passado, Bucky Barnes voltou a aparecer em Pantera Negra com uma rápida participação na cena pós-créditos.

Um Bucky mentalmente curado ressurgiu na cena em questão, sendo na ocasião referido como o Lobo Branco pelos moradores de Wakanda. Bucky viveu pacificamente em uma vila remota depois que Shuri o purificou com sucesso de sua lavagem cerebral realizada pela Hydra. Um fato que certamente é muito importante para o futuro do personagem no MCU e em Falcão e o Soldado Invernal.

Sinopse oficial do filme:

Em Pantera Negra, após a morte do rei T’Chaka (John Kani), o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo.

T’Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Letitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong’o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.

Vingadores: Guerra Infinita

O Soldado Invernal em Guerra Infinita
Divulgação

Após ter uma rápida aparição em Pantera Negra, o personagem Bucky Barnes voltou a ganhar destaque no Universo Cinematográfico da Marvel Studios durante o filme Vingadores: Guerra Infinita. Na ocasião, já recuperado, o mesmo é forçado a voltar ao mundo da ação por conta das ameaças de Thanos.

É este o projeto também que acaba promovendo uma nova reunião do Falcão e o Soldado Invernal ao lado do Capitão América, já que o trio faz parte do grupo de membros dos Vingadores que devem proteger Wakanda dos ataques enquanto as tropas de Thanos buscam pela jóia da mente que está na testa de um visão debilitado após um ataque durante o seu encontro secreto e amoroso com Wanda Maximoff.

Após completar a Manopla do Infinito, Thanos foi esfaqueado no peito por Thor (Chris Hemsworth), mas ele estalou os dedos e destruiu metade de toda a vida no universo. Sam e Bucky estavam entre aqueles que viraram pó e permaneceram mortos pelos próximos cinco anos.

Sinopse oficial do filme: 

Em Vingadores: Guerra Infinita, Thanos (Josh Brolin) enfim chega à Terra, disposto a reunir as Joias do Infinito. Para enfrentá-lo, os Vingadores precisam unir forças com os Guardiões da Galáxia, ao mesmo tempo em que lidam com desavenças entre alguns de seus integrantes.

Vingadores: Ultimato

Falcão e o Soldado Invernal em Vingadores Ultimato
Divulgação

Após retornarem dos mortos, 5 anos depois dos acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita, a dupla Falcão e o Soldado Invernal participou então da grande batalha final contra Thanos em Ultimato. É também este o último projeto da Marvel Studios que contou com a participação dos heróis antes da série do Disney+.

A dupla foi vista pela última vez justamente na cena em que Steve Rogers retorna ao passado para devolver as jóias do infinito, mas aparece logo em seguida como um senhor de idade que viveu uma vida ao lado do grande amor da sua vida. Sam Wilson / Falcão então recebeu o escudo do Capitão América na ocasião, sendo as consequências deste ano o grande ponto central da série Falcão e o Soldado Invernal.

Sobre a série Falcão e o Soldado Invernal

“Seguindo os eventos de ‘Vingadores: Ultimato’, Sam Wilson/Falcão (Anthony Mackie) e Bucky Barnes/Soldado Invernal (Sebastian Stan) se unem em uma aventura global que testa suas habilidades – e sua paciência – em ‘Falcão e Soldado Invernal’”.

Anthony Mackie e Sebastian Stan, intérpretes respectivos dos personagens protagonistas, retornam aos seus papéis como Falcão e o Soldado Invernal na série da Marvel Studios. Além disso, a atriz Emily Van Camp também foi confirmada no projeto novamente como a intérprete da Agente 13.

Outro nome que também estará na série Falcão e o Soldado Invernal é o ator  Daniel Bruhl, que por sua vez reprisará o seu papel como vilão Barão Zemo, que esteve em Capitão América: Guerra Civil. Além disso, Georges St. Pierre voltará a viver o vilão Georges Batroc, de Capitão América: O Soldado Invernal. Outra possível aparição / retorno da série é o de Don Cheadle, intérprete do personagem James “Rhodey” Rhodes / Máquina de Combate, já que o mesmo revelou recentemente que aparecerá na série.

A série também contará com novidades em seu elenco para o MCU, com o ator Wyatt Russell sendo o intérprete do personagem conhecido como o Agente Americano. Erin Kellyman interpreta Karli Morgenthau, uma membra anarquista mascarada do grupo anti-patriotismo os Flag-Smashers e Adepero Oduye interpreta Sarah Wilson, irmã de Sam Wilson. Desmond Chiam, Miki Ishikawa, Noah Mills, Carl Lumbly, e Danny Ramirez foram escalados para papéis não revelados.

Kari Skogland é a responsável pela direção dos 6 episódios de Falcão e o Soldado Invernal, enquanto Derek Kolstad (da franquia John Wick) assina o seu roteiro.

Falcão e o Soldado Invernal começará a ser exibida em 19 de março no Brasil e nos EUA pelo Disney+.

Confira também:

9 séries da Marvel Studios que serão lançadas pelo Disney Plus

Falcão e o Soldado Invernal | 8 filmes do MCU para assistir antes da série
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek, formado em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (atualmente conhecido como UniAcademia), mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.
- publicidade -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornada Geek + Lolja

Falcão e o Soldado Invernal | 8 filmes do MCU para assistir antes da série

Últimas Notícias