Imagem promocional da série Expresso do Amanhã
Divulgação

Com o seu desenvolvimento já anunciado há alguns meses, a série Expresso do Amanhã está finalmente próxima de ser lançada pela Netflix no Brasil. Com isso, agora reunimos em um único texto tudo o que sabemos sobre o projeto até o momento. 

Qual a trama da série Expresso do Amanhã? 

Ambientado sete anos após o mundo se tornar um terreno completamente congelado, a trama da série Expresso do Amanhã é ambientada no interior de um gigantesco trem que está em movimento constante. Composto por 1001 carros, e contando com o restante da humanidade como seus passageiros, o mesmo também é cenário de uma grande disputa de classes.

A injustiça social e a política de sobrevivência são alguns dos tópicos mais abordados na trama deste fascinante universo. O desenvolvimento de muitas questões acontecem através de dois personagens de classes diferentes. A primeira delas é Mellanie Cavill (Jennifer Connely), uma passageira de Primeira Classe que trabalha como a voz do trem. O segundo nome é Layton Well (Daveed Diggs), o membro da classe mais baixa do local, mas que acaba se tornando uma peça importante nesta grande tensão que vai surgindo entre os passageiros.

Série baseada em Graphic Novel francesa

Um dos pontos interessantes a ser destacado sobre Expresso do Amanhã é que a série é baseada em ma Graphic Novel francesa publicada originalmente em 1982, que por sua vez foi criada por Jacques Lob e Jean-Marc Rochette.

A mesma ainda contou com dois novos volumes, The Explorers e The Crossing, lançados em 1999 e 2000, que por sua vez foram escritas por Benjamin Legrand. Um quarto volume, intitulado Terminus, foi escrito por Olivier Bocquet e lançado em 2015, concluindo assim a trama.

As versões em inglês da graphic novel começaram a ser lançadas em 2014, com todas elas recebendo o título de Snowpiercer antes dos nomes originais das suas publicações. No Brasil, o lançamento aconteceu em 2015 sob o título de A Perfura Neve.

O Expresso do Amanhã
Divulgação: Cena do filme O Expresso do Amanhã

Existe um filme estrelado por Chris Evans

Além da Graphic Novel e da série que está para ser lançada pela Netflix e a TNT, também é válido lembrar que um filme também intitulado Expresso do Amanhã foi lançado em 2013. O projeto em questão foi estrelado por Chris Evans (Vingadores: Ultimato). O elenco do filme era formado também por Song Kang-ho, Tilda Swinton, Jamie Bell, Octavia Spencer, Go Ah-sung, John Hurt, e Ed Harris.

Outro ponto que merece ser destacado é que a adaptação em questão foi dirigida por Bong Joon-Ho, o cineasta vencedor do Oscar por Parasita, que ainda assinou o seu roteiro ao lado de Kelly Masterson. O diretor, inclusive, assume a produção executiva da série.

O filme Expresso do Amanhã também é ambientada após o gigantesco trem, mas com uma premissa diferente. Na trama, a tentativa de engenharia climática, a fim de parar o aquecimento global, acaba criando uma involuntariamente nova Terra glacial. Evans interpreta o personagem Curtis Everett, um membro dos passageiros de classe baixa, enquanto lidera uma revolução para tomarem o governo da elite da frente do trem. A filmagem foi realizada em conjuntos de vagão de trens montados em gimbals em Barrandov Studios, em Praga, para simular o movimento do trem.

O elenco e a produção da série Expresso do Amanhã

Além de Jennifer Connely e Daveed Diggs, o elenco da primeira temporada da série transmitida pela Netflix incluí Iddo Goldberg Rowan Blanchard (Girls Meets World), (Salem), Mickey Summer (Low Winter Sun), Annelise Basso(Capitão Fantástico), Sasha FrolovaAlison Wright, Benjamin Haigh, Roberto Urbina e Katie McGuiness (Os Bórgias).

O showrunner da série é Graeme Manson, um dos co-criadores da série Orphan Black, enquanto Bong Joon-Ho assume a produção executiva ao lado de Dooho Choi, Marty Adelstein, Becky Clements, Park Chan-wook, Lee Tae-hun, Scott Derrickson, Graeme Manson, e Matthew O’Connor.

Sean Bean
Imagem do ator Sean Bean

2ª temporada já está garantida pela Netflix e TNT

Mesmo antes da sua estreia, ainda em 2019 foi revelado que a série Expresso do Amanhã estava renovada para a sua 2ª temporada. Por sinal, também foi garantido na época que a produção dos novos episódios já estavam em andamento.

Mas as novidades não param por aí, já que os atores Tom Lipinski (The Knick) e Sean Bean (Game of Thrones, Senhor dos Anéis)  foram confirmados como parte do elenco do segundo ano da série.

Lipinski interpretará Kevin, um membro ofensivo da Hospitalidade que é descrito como “arrogante e respeitoso com uma falha, elogiando seu chefe e aderindo ao seu estrito senso das regras. No entanto, quando o calor está ligado, ele pode desmoronar sob a pressão”. Por sua vez, não foram revelados detalhes sobre o papel de Sean Bean na trama.

Damian Young e Sakina Jaffrey também foram confirmados no elenco do novo ano do Expresso do Amanhã como os intérprete do Sr. e Sra Headwood. Eles são uma dupla de cientistas que operam em isolamento, que estão sempre preocupados apenas com a pesquisa. Ambos dedicam-se em empurrar os limites do progresso científico às custas da humanidade e da ética.

Por último, mas não menos importante, a atriz Rowan Blanchard foi contratada para interpretar Alexandra. A personagem é descrita como “uma garota de 17 anos segura de si, mais madura do que outras da sua idade, com conexões misteriosas à história do Snowpiercer”. A mesma deve ser personagem regular ao longo do segundo ano da série.

Confira o trailer da primeira temporada:

A Data de estreia

A primeira temporada de Expresso do Amanhã começará a ser exibida em 25 de maio no Brasil, pela Netflix. Como os episódios nos EUA serão semanais através da TNT, então possivelmente a série contará com o mesmo formato na plataforma de streaming.

Por sua vez, a 2ª temporada da série ainda não teve a sua data de estreia definida.

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada GeekAproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter e instagram.