-publicidade-

Desalma | Tudo sobre a nova série brasileira do Globoplay

Primeira temporada completa já está disponível na plataforma.

Imagem promocional da série Desalma
Divulgação

Meses após ter o seu desenvolvimento já confirmado, a série Desalma finalmente foi lançada pela plataforma de streaming Globoplay. E com isso, agora reunimos os principais detalhes sobre sua trama e bastidores em um único texto.

A trama da série Desalma

A história começa com o desaparecimento da jovem Halyna (Anna Melo) em 1988, na cidade fictícia de Brígida, fundada por imigrantes ucranianos. Na época do desaparecimento, a cidade celebrava Ivana-Kupala, uma festa com origens pagãs e ligada a ritos de fertilidade que foi incorporada mais tarde no calendário dos cristãos ortodoxos, e na verdade é realizada na virada de 6 a 7 de julho.

A tragédia fez com que a festa fosse banida do calendário da cidade, e trinta anos depois, quando a tradição é retomada, eventos misteriosos acontecem novamente. Três mulheres são marcadas por transformações e perdas, algumas delas irreparáveis. Rituais de bruxaria são capazes de reverter até mesmo a morte.

Às vésperas da noite mais escura do ano, quando almas das trevas têm o poder de caminhar sobre o mundo dos vivos, a floresta parece atrair os ingênuos para seu interior frio, de árvores altas, onde eventos sobrenaturais assombram os integrantes das famílias envolvidas na tragédia do passado.

Elenco e produção

- publicidade-

Além do nome já citado de Anna Melo no início da sua sinopse oficial, a série Desalma conta com uma excelente mistura de nomes extremamente conhecidos do público, liderado por Cassia Kis, assim como outros que aos poucos vão encontrando um grande destaque em projetos nacionais.

Confira abaixo uma lista com os atores, atrizes e seus respectivos personagens do elenco principal:

  • Cassia Kis como Haia Lachovicz;
  • Cláudia Abreu como Ignes Skavronski Burko;
  • Maria Ribeiro como Giovana;
  • Ismael Caneppele como Boris Burko;
  • Camila Botelho como Melissa Skavronski;
  • Giovanni de Lorenzi como Maksym;
  • Bruce Gomlevsky como Ivan Burko;
  • João Pedro de Azevedo como Anatoli Skavronski Burko;
  • Juliah Mello como Emily Skavronski;
  • Nathália Falcão como Iryna;
  • Isabel Teixeira como Anele;
  • Lucas Lentini como Iuri;
  • Nathália Garcia como Oksana;
  • Alexandra Richter como Natasha;
  • Gabriel Muglia como o Policial Pablo;

Além dos nomes citados acima, a série anda conta com diversas participações ao longo da sua primeira temporada. Algumas delas são Nikolas Antunes, Anna Melo, Nicolas Vargas, Valentina Ghiorzi, Giovanni Gallo, Lucas Soares, Bela Leindecker, Giovanna Figueiredo e Eduardo Borelli.

Autora e diretor artístico de Desalma falam sobre o seu desenvolvimento

- publicidade -

Maria Ribeiro e o elenco jovem da série Desalma
Divulgação

Em uma recente entrevista divulgada pela assessoria do Globoplay, a autora Ana Paula Maia falou um pouco sobre a sua estreia no audiovisual com o desenvolvimento de Desalma. Com 7 livros publicados, a  vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura foi questionada sobre as suas influências para o desenvolvimento da série que conta com uma relação forte com o gênero de terror:

“A grande influência da minha literatura é Sergio Leone, então meus livros têm cara de faroeste, onde os personagens não são pobres coitados. É um universo muito diferente do que fiz para o audiovisual. ‘Desalma’ não tem absolutamente nada a ver com os livros, é um projeto que tem a ver com as minhas referências de série e cinema”.

Ainda na ocasião, a mesma também falou um pouco sobre a influência da cultura ucraniana introduzida na trama central da série:

“Eu moro em Curitiba há quatro anos e foi lá onde comecei a identificar os costumes e tradições de outros povos. Meu primeiro impacto foi na comida, até que comecei a ver os bosques, os parques da cidade, as festas típicas, os vários grupos folclóricos. Comecei a achar isso muito impressionante e pensei que o resto do Brasil precisava conhecer o que existe ali. Então, me aprofundei nessa cultura em Prudentópolis, cidade do interior do Paraná, foi lá que me inspirei para criar Desalma.

A maior comunidade ucraniana fora da Ucrânia é no Brasil. Eles mantêm vivas as festas, as tradições, e quase ninguém sabe nada sobre isso. Além disso, o leste europeu é extremamente místico. Peguei essa atmosfera muito rica culturalmente para uma história com elementos sobrenaturais. A ideia era trazer um costume diferente, que é lindo e está praticamente apagado, e que também faz parte do Brasil”.

- publicidade -

Envolvido diretamente no projeto como um dos responsáveis por fazer com que ele saísse do papel, o diretor artístico Carlos Manga Jr. também falou um pouco sobre o programa e os seus elementos que refletem no gênero sobrenatural:

“O grande desafio de fazer gênero é acertar na escolha dos códigos. A primeira coisa para falar da embalagem de ‘Desalma’ é o figurino, que tem dois momentos: um em que ele quase não aparece, mas desperta o interesse; e outro que ele aparece e aborda questões folclóricas. De início, procuramos uma paleta de cores neutra, já que os tons são todos rebaixados. Indo de encontro à direção sugerida, o figurino é todo conectado.

No caso de Haia, por exemplo, é preciso que o público acredite que ela bordou sua própria capa, que ela usa aquele casaco há muitos anos ou que foi passado de mãe para filha. Tudo em ‘Desalma’ tem que ter cheiro, você acredita que aquilo é real. Na fotografia, a gente foge dos clichês. Gravamos muitas cenas diurnas no extremo sul do Brasil, onde achamos esse bosque cercado de árvores. A sensação é que a floresta é infinita. São árvores imensas e praticamente geométricas em colunas, onde o sol não consegue ultrapassar.

É como se fosse um tabuleiro de xadrez: quando você está no meio desse bosque, você olha em volta e são árvores e mais árvores. A luz praticamente não chega nas pessoas. É muito interessante porque você sabe que é dia, mas a atmosfera é densa, porque o sol não consegue ultrapassar essa barreira. É muito bom não ter que usar a noite e o escuro para ser um código de thriller”.

Questionado sobre como definiria as três personagens centrais da série (Haia, Ignes e Giovana), o mesmo então descreveu de uma forma que mostra como as diferenças delas se encontram no roteiro em seu próprio tempo:

“O personagem da Cássia Kis é central porque ela é o pivô de toda a trama. A Giovana, personagem da Maria Ribeiro, é uma mulher urbana e cosmopolita que chega de São Paulo depois de perder o marido, que é de Brígida e filho de ucranianos. Ela chega com as filhas para ocupar uma casa que é da família dele e, a partir daí, se envolve nessa neblina que faz parte da atmosfera de Brígida.

A Ignes perde o irmão e não aceita isso. A gente vê que a perda transpassa os personagens, faz parte da ligação entre eles. Hoje, Ignes tem um filho que sofre os efeitos sobrenaturais de tudo o que a Haia constrói por não ter aceitado a morte da filha. Todos os personagens são muito interessantes, eles são múltiplos e têm muitas camadas. Existe muita complexidade. Como eles são ucranianos, eles têm uma dureza sofrida. Você não vê uma lágrima, mas você sente a dor daquela pessoa”. 

Questionado ainda sobre o fato de que a trama da série é ambientada ao longo de duas décadas, recheada ainda por idas e vindas em sua narrativa, Carlos Manga Jr. explicou as diferenças estéticas e de linguagem que escolheu para cada uma das épocas:

“Existem várias maneiras de abordar tempos paralelos e épocas diferentes. A gente optou por trabalhar na fotografia de maneiras que o público bate o olho e já sabe. A tendência de cor muda entre as épocas. A década de 80 é mais amarelada, tem uma coisa mais primaveril porque nessa época os jovens eram mais felizes, tinham mais vida. Eles tinham mais colorido, muito antes de as tragédias começarem a acontecer. A fotografia atual tem o dia escuro e denso”. 

A série Desalma já está renovada para a 2ª temporada

Imagem da série Desalma
Divulgação

Antes mesmo da sua estreia, a série Desalma teve uma nova temporada confirmada pelo Globoplay há alguns dias. E claro, isso já demonstra também uma certa aposta no projeto através da empresa.

Com isso, ainda na ocasião os criadores de Desalma comemoram a notícia e adiantam um pouco do que esperar para a próxima temporada:

“A sequência da série vai mais fundo nos mistérios e no sobrenatural. Começamos a entender os entrelaçamentos da história e de como Brígida e seus moradores estão ligados uns aos outros. A tensão e o suspense se intensificam”, define a autora Ana Paula Maia.

“Na próxima temporada de ‘Desalma’, a atmosfera que conhecemos na primeira se intensifica, novos personagens se juntam aos que conhecemos e descobrimos lugares novos, onde mistérios se acentuam e onde ainda não há solução. Eu diria que temos o efeito côncavo, a necessidade de adentrar nesse labirinto sem saber ao certo aonde vamos parar”, descreve o diretor artístico Carlos Manga Jr.

Primeira temporada de Desalma já está disponível no Globoplay

Anteriormente prevista para ser lançada em abril de 2020, a série Desalma acabou sofrendo alguns adiamentos por conta da pandemia de Coronavírus. Entretanto, a primeira temporada completa, composta por 10 episódios, já está disponível no Globoplay.

Confira o trailer de Desalma:

Confira também: 

Filho Pródigo | Saiba tudo sobre a nova série policial do Globoplay

Zoey e sua Fantástica Playlist | Saiba tudo sobre a nova série do Globoplay

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter e instagram.
-publicidade-

Notícias relacionadas

Desalma | Tudo sobre a nova série brasileira do Globoplay
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek e formado em Jornalismo, mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Banda preferida? São muitas, mas Slipknot ocupa um lugar especial. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

542,966FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,467SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: Desalma | Tudo sobre a nova série brasileira do Globoplay

Últimas Postagens

Monster Hunter | Cena inédita do filme é divulgada na CCXP Worlds

Com o seu desenvolvimento confirmado há meses, o filme baseado na franquia de games Monster Hunter está cada vez mais próximo de chegar aos cinemas. E assim, uma...

Mulher-Borracha | Warner está desenvolvendo filme baseado em personagem da DC

Com diversos projetos da DC atualmente em desenvolvimento, aos poucos vão também surgindo outras novidades. E entre elas, a mais recente envolve uma adaptação...

Naomi | Adaptação de HQ está sendo desenvolvida por Ava DuVernay

Começando a ser destaque na mídia, a adaptação televisiva de Naomi é alvo de novidades. E assim, as mais recentes envolvem o anúncio do...

Paramount na CCXP Worlds | Confira a programação do painel do estúdio

Após muitas expectativas ao longo das últimas semanas e diversos anúncios, a CCXP Worlds finalmente começou nesta sexta-feira, 04 de dezembro. E com isso,...

Invencível | Amazon divulga teaser legendado da série durante a CCXP Worlds

Com o seu painel confirmado para acontecer neste sábado, 04 de dezembro, o Amazon Prime Video já começou a revelar novidades para a CCXP...