-publicidade-

-publicidade-

Darkhold | Conheça a história do livro mágico apresentado em WandaVision

Todos os episódios estão disponíveis na plataforma streaming.

wandavision darkhold
Divulgação: Marvel Studios e Disney+

O último episódio de WandaVision foi ao ar na última sexta-feira, dia 05, e junto com ele muitas respostas em relação à série foram respondidas. Não somente isso, o episódio 9 também trouxe uma série de levantamentos e detalhes que estão preparando os espectadores para o futuro do MCU: um deles sendo Darkhold – um livro mágico que já foi visto antes em projetos da Marvel e oficialmente apresentado na série estrelada pela Wanda.

Pensando nisso e utilizando o texto do site Screen Rant como base, resolvemos trazer algumas informações que sabemos sobre esse livro mágico para te ajudar a entender ainda mais sobre a sua importância no MCU daqui para frente.

Olha só:

O que é o Darkhold? Conheça o livro que apareceu em WandaVision

wandavision darkhold
Divulgação: Marvel Studios e Disney+

Como introduzido em WandaVision, o Darkhold é um livro mágico que estava em posse de Agatha Harkness. Na série, é a partir do Darkhold que a bruxa ganha conhecimento sobre as Feiticeiras Escarlate e também é a fonte dos aprendizados de Agatha em relação a sua magia.

Mas nos quadrinhos a história é diferente…

Para entender a origem do Darkhold nas HQs, você primeiro precisa entender a história antiga do Universo Marvel – datada de bilhões de anos atrás -, pois a Terra não era como a conhecemos hoje. Nos primórdios da história criada no MCU, nosso mundo era governado por seres poderosos conhecidos como os Deuses Anciões.

Como em toda história, haviam Deuses que eram bons, como Gaea – uma das irmãs de Chthon que não foi corrompida pela sede de poder -, e outros que se perderam para a tentação do poder e a percepção de que eles poderiam consumir a magia de outros.

Dessa maneira, a Terra se tornou o cenário de muita confusão e guerra, já que os Deuses Anciões que se perderam para essas tentações se tornaram ainda mais poderosos. E um deles era justamente o Chthon, o primeiro mestre de magia negra que aprendeu uma espécie de magia proibida chamada Magia do Caos (vamos falar mais sobre ele no próximo tópico, mas sua ligação com o Darkhold vem justamente da origem do livro).

Após o banimento dos Deuses Anciões para diversas dimensões, Chthon deixou para trás um presente sombrio para a humanidade: uma coleção de pergaminhos que serviam como uma espécie de condutores para seus poderes, além de servir como uma ligação direta com a Terra – o que permitiria que o Deus retornasse em algum momento oportuno.

Mais tarde, esses pergaminhos foram transcritos em pedra e novamente em outras formas de pergaminho, até que foram juntados e formaram o conhecido Darkhold – um livro de magia negra que também é fonte das mais horrendas criaturas sobrenaturais do mal que apareceram no MCU (como vampiros e lobisomens).

Darkhold também ganhou nomes descritivos como O Livro dos PecadosO Livro dos Condenados.

Quem é Chthon?

wandavision darkhold
Divulgação: Marvel Studios e Disney+

Como citamos acima, Chthon é um dos Deuses Anciões do MCU. Ele foi o primeiro mestre de magia negra e aprendeu os segredos de uma magia proibida chamada Magia do Caos, além de também ser o autor do Darkhold.

Sua origem se deu há bilhões de anos atrás, logo após a formação da Terra. Enquanto outros Deuses Anciões passaram seus anos na Terra governando, Chthon passou seu tempo estudando as forças místicas do Universo e eventualmente se tornou o primeiro mago negro.

Com o tempo e a degeneração dos Deuses, Chthon foi caçado por Atum – que mais tarde ficou conhecido como Demogorge, o Devorador de Deuses. O personagem conseguiu escapar ao criar uma nova dimensão e deixou para trás uma série de pergaminhos ligados ao seu poder e que continham todo o seu conhecimento, além de servir como uma ligação física entre o Deus Ancião e a Terra.

Esse conjunto de pergaminhos hoje é conhecido como o Darkhold.

Preso em sua própria dimensão, Chthon entrou em torpor, esperando um dia retornar à Terra. Seus poderes foram dados àqueles que utilizavam o livro, mas vinham ao preço da perda das almas dàqueles que se entregavam aos conhecimentos ali ensinados.

Em tempos modernos e antes de deixar o seu mundo, Chthon estendeu a mão e tocou uma jovem garota, Wanda, que estava nascendo em Wungadore, marcando ela como um possível recipiente para o futuro. E foi isso que aconteceu durante uma batalha, onde os poderes de Wanda se manifestaram pela primeira vez – o que permitiu que Chthon fizesse a travessia entre as barreiras dimensionais e banisse aqueles que poderiam impedir sua influência.

Nos quadrinhos, esse arco foi resolvido com ao criação de uma boneca com a imagem de Wanda, feita por Django Maximoff, e que agiu como um condutor para a alma da feiticeira. Ela reganhou o seu corpo enquanto Chthon foi preso na boneca – que foi enterrada em uma avalanche, deixando o Deus Ancião do Caos preso em sua dimensão mais uma vez.

Vale lembrar que, nos quadrinhos, Chthon possuiu Wanda em mais de uma ocasião.

O Darkhold está com a Feiticeira Escarlate

A Feiticeira escarlate na cena pós-créditos de WandaVision
Divulgação

Como mostrado na cena pós-créditos do último episódio de WandaVision, o Darkhold agora está em posse de Wanda e ela está utilizando ele para aprender feitiçaria. Podemos assumir também que a Feitceira Escarlate está em um estágio de aprendizado relativamente avançado, já que ela já estava utilizando o truque de Stephen Strange para ler livros em um plano astral.

Se levarmos em consideração o arco que mencionamos acima e também que a série está diretamente ligada a Doutor Estranho 2, além da reação da Agatha ao perceber o que Wanda havia feito e as vozes dos gêmeos Tommy e Billy no final do episódio 9, pode-se esperar que o Darkhold vai dar poderes suficientes à Wanda para comprometer as barreiras entre as dimensões e que Chthon está tramando retornar à Terra de alguma forma – podendo até ser o vilão do segundo filme do Doutor Estranho.

Você também pode querer ler: Doutor Estranho 2 | Como WandaVision preparou a história para o filme

O Darkhold pode introduzir a origem dos vampiros no MCU

blade logo
Divulgação

Como nos quadrinhos o Darkhold é responsável por dar origem aos vampiros na Marvel, então não é difícil imaginar que essa seja justamente a origem de Blade no MCU.

Como citado pelo Screen Rant, o presidente da MarvelKevin Feige, já chegou a sugerir uma ligação entre Doutor Estranho 2 Blade durante uma entrevista para o Rotten Tomatoes – algo que é muito mais interessante agora que sabemos a trama de WandaVision:

“Por anos, nós queríamos encontrar uma maneira para chegar a Blade. Nós amamos o personagem. Nós amamos esse mundo. Agora, com Doutor Estranho e elementos sobrenaturais entrando no MCU, parecia que nós poderíamos começar a explorar isso…”

Vale lembrar que, nos quadrinhos, há um arco que conta com a participação de Wanda, Doutor Estranho e Monica Rambeau confrontando legiões de Chthon formada por acólitos e vampiros para impedir que os poderes do Darkhold fossem usados.

Já que os poderes de Rambeau foram introduzidos em WandaVision, o site Screen Rant também apontou a possibilidade de algo nessa linha também pode ser utilizado para a introdução dos vampiros já no segundo filme do Doutor Estranho.

BÔNUS: O DARKHOLD JÁ APARECEU EM AGENTS OF SHIELD

darkhold agents of shield
Divulgação: Agents of SHIELD – Episódio 22, Temporada 4

Por fim, temos que lembrar que o Darkhold já foi visto antes em uma produção ligada à Marvel.

Apesar de não estar ligado oficialmente ao MCU, a série Agents of SHIELD mostrou o livro do Deus Ancião do Caos durante a participação do Motoqueiro Fantasma na 4ª temporada.

Sobre WandaVision

WandaVision, da Marvel Studios, é uma série de comédia que combina o estilo das comédias clássicas com o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), na qual Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) vivem uma vida suburbana ideal até começarem a suspeitar que nem tudo é o que parece.

Além da dupla de protagonistas formada por Elizabeth Olsen e Paul Bettany, o elenco da série ainda conta com Teyonah Parris, Kathryn Hahn, Randall Park e Kay Dennings. Por sua vez, a direção do projeto ficará por conta de Matt Shakman (The Boys, Game of Thrones), enquanto Jac Schaeffer é a roteirista principal.

Elizabeth Olsen, intérprete da Feiticeira Escarlate, explicou anteriormente que a trama da série terá uma abordagem divertida, mas sem ligação com viagens temporais. Na verdade, tudo não passará de uma ilusão elaborada por Wanda / Feiticeira Escarlate para viver com o Visão, que também fará parte desta sua criação.

Confira também: WandaVision não deve ganhar 2ª temporada (Entenda o motivo)

Todos os episódios de WandaVision estão disponíveis na plataforma streaming Disney+.
Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games de super-heróis no Jornada Geek e Universo Heroico. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.
Darkhold | Conheça a história do livro mágico apresentado em WandaVision
Amanda Vizagre
Formada em Audiovisual, sua aventura no Jornalismo começou justamente com um convite para escrever no Jornada Geek. Amante da sétima arte, tem "Chaplin", o musical "Billy Elliot" e a série "24 Horas" dentre as suas produções favoritas. Na música, tem um gosto eclético e prefere deixar a escolha para o momento. E no universo de heróis, a trilogia "Batman" é sua escolha a qualquer momento, mesmo que a maioria dos seus heróis favoritos estejam na Marvel.
- publicidade -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornada Geek + Lolja

Darkhold | Conheça a história do livro mágico apresentado em WandaVision

Últimas Notícias