-publicidade-

Conheça a evolução dos jogos eletrônicos no Brasil e no mundo | PÁGINA 7

Você já parou para se perguntar como os jogos eletrônicos, mais popularmente conhecidos como videogames, tiveram origem? E quando foi exatamente que os brasileiros começaram a conhecê-los e a dedicar parte do tempo de lazer a esta atividade? Separamos aqui alguns dados históricos bem interessantes para você que curte o mundo dos games e que quer entender um pouco mais sobre a evolução desta indústria no Brasil e no mundo.

Controle de Xbox
Pxbay, CC0 Creative Commons

Muitos acreditam que os primeiros registros dos jogos eletrônicos surgiram na década de 1950. No entanto, devido a falta de documentação, é difícil determinar precisamente qual teria sido o primeiro jogo de video game oficial. Tennis for Two, desenvolvido no ano de 1958 pelo físico nuclear norte-americano William Higinbotham, é considerado um dos jogos eletrônicos pioneiros no mundo dos games. Em um computador analógico ligado a um osciloscópio, o “console” simulava uma partida de tênis, mas nunca chegou a ser comercializado, e Higinbotham, conhecido também por ter participado do Projeto Manhatan, que construiu a bomba atômica, também nunca patenteou sua criação.

Já o ano de 1961, ficou marcado pelo surgimento do Spacewar!, console desenvolvido pelos estudantes do MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em que dois jogadores controlavam espaçonaves com o objetivo de destruir a do adversário. O que se sabe é que até aquela época, os jogos de videogame eram considerados apenas experimentos. Apenas ao final da década de 1960 tivemos o primeiro game para TV. Ping-Pong foi a sua invenção de sucesso e um marco na história dos jogos – posteriormente a Atari utilizou-se de uma ideia parecida para introduzir o seu primeiro game no mercado consumidor, o Pong, em 1972, que se tornou um fenômeno.

Foi também neste mesmo ano que surgiu o game Odyssey, da empresa Magnavox, console doméstico pioneiro a ser comercializado. O jogo nada mais era do que a criação anterior de Ralph Baer com algumas adaptações, e mais de 20 opções de atividades disponíveis. Apesar de não transmitir som e da má estratégia de marketing para divulgação, o console atingiu relativo sucesso entre o público. A década de 70 seguiu com novas criações e o domínio de mercado da Atari.

Vídeo game Odyssey
Wikimedia Commons, Evan-Amos, Public Domain

- publicidade-

Apesar das diversas invenções até então, a primeira leva de videogames a realmente se tornar popular entre os jovens brasileiros teve início apenas nos anos 80. O console Atari 2600, lançado nos Estados Unidos em 1977, foi o primeiro jogo que virou febre por aqui, ao chegar ao país em 1983, importado pela marca Polyvox, uma subsidiária da Gradiente, com mais de 500 games disponíveis para esta edição do Atari. Pode -se dizer que a década de 80 marcou história na indústria dos jogos eletrônicos, uma vez que foi neste período que consoles inesquecíveis até os dias de hoje, como Tetris, Super Mario Bros, Ms Pac-Man, entre muitos outros, começaram a surgir e se tornaram clássicos daquela época.

Imagem do Luigi e Mario
Foto: Pxhere, CC0 Public Domain

O que dizer sobre a indústria nos anos 1990? O grande destaque vai para o lançamento do Super Nintendo, desenvolvido pela Nintendo para concorrer com o Mega Drive (Genesis, nos EUA). Após anos de sucesso do Super Nintendo, a empresa criou o Nintendo 64, que apesar de possuir certa popularidade, acabou sendo superado em vendas pelo PlayStation, da Sony.

- publicidade -

O novo milênio é marcado pela chegada do PlayStation 2 e da entrada da Microsoft neste segmento com o Xbox, que alcançou rapidamente o segundo lugar do mercado. E daí em diante, os lançamentos continuaram a acontecer: Xbox 360 e Xbox One, Wii e Wii U, PlayStation 3 e 4, e Nintendo Switch, entre outros.

Não deixe de acompanhar todas as novidades e atualizações diárias do Jornada Geek diariamente no facebooktwitter e instagram.

-publicidade-

Notícias relacionadas

Conheça a evolução dos jogos eletrônicos no Brasil e no mundo | PÁGINA 7
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek, formado em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (atualmente conhecido como UniAcademia), mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

541,202FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
22SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,443SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: Conheça a evolução dos jogos eletrônicos no Brasil e no mundo | PÁGINA 7

Últimas Postagens