-publicidade-

-publicidade-

Como criar um site de jogos

Como criar um site de jogos imagem
Divulgação

Se você gosta de jogos e do mundo dos games, provavelmente já pensou em criar um jogo ou criar um site de jogos. Além disso, possuir um site de jogos pode ser uma fonte de renda e uma maneira de aliar a sua paixão a um trabalho.

Mas isso não quer dizer que seja simples investir em um site de jogos. Neste momento existem dois caminhos que você pode considerar: criar o seu site do zero ou investir em alguma plataforma pronta para site de jogos.

Vamos falar um pouco sobre cada opção logo abaixo!

Plataformas para criar um site de jogos

Existem vários sites de jogos na internet. Alguns com até milhares de jogos. A maioria desses jogos são bem simples, embora não deixem de serem divertidos.

Além disso, essas plataformas ainda disponibilizam a opção de baixar os jogos e inclui-los em seu site ou ainda criar o seu próprio site.

Aqui cabem algumas observações antes de citarmos essas plataformas. Embora esse seja o jeito mais simples, o resultado pode não ser tão profissional quanto o esperado.

Aviso dado, vamos a uma breve listas destas plataformas:

  1. Free Online Games
  2. Webnode
  3. Ucoz

Criando seu site do zero

Agora, você também pode começar a criar o seu site de jogos do zero. Embora este seja um caminho um pouco mais difícil, o resultado com certeza será muito satisfatório.

Para te auxiliar nessa jornada, preparamos algumas dicas para aplicar antes, durante e após a criação do seu site de jogos! Confira logo abaixo nossas sete dicas:

  1. Faça um planejamento
  2. Crie um bom nome
  3. Avalie uma boa hospedagem de sites
  4. Defina uma plataforma
  5. Personalize o site
  6. Crie um servidor
  7. Promova seu novo site de jogos

Faça um planejamento

A primeira coisa a ser feita é um planejamento do seu futuro site de jogos. Para começar, é preciso pensar no formato do seu site.

Quando falamos em site de jogos, podemos estar falando de um site com jogos para jogar no navegador ou de um blog sobre games. Ou ainda, de um site de dicas aos desenvolvedores de jogos.

Por isso é preciso definir bem qual será a temática central do site. Se você tem várias ideias, não veja isso como algo ruim. Você pode usar o planejamento para colocá-las no papel e estudá-las.

Assim você consegue encontrar as mais lucrativas ou ainda formas de combiná-las.

Mas o planejamento não se baseia apenas em ideias. É preciso planejar financeiramente os seus investimentos. Afinal, será preciso registrar um domínio na internet e contratar uma hospedagem de sites.

Crie um bom nome

E como já falamos sobre registrar um domínio, neste ponto também é importante ter um bom nome em mente.

Se você já gosta de games, provavelmente não terá dificuldades em criar um nome que se relacione bem com o nicho. Mas é preciso lembrar-se de que o seu nome entrará no seu registro de domínio.

Por isso tente escolher nomes curtos e intuitivos, que sejam fáceis de lembrar.

Avalie uma boa hospedagem de sites

Outra parte técnica é avaliar a melhor hospedagem de sites para seu site de jogos.

A hospedagem de sites é onde os arquivos do seu site ficarão armazenados para serem acessados pela internet. Logo, se a sua hospedagem não lhe oferecer um bom serviço você pode sofrer com problemas como instabilidade e site fora do ar.

Para avaliar uma hospedagem de sites, leve em conta fatores como a disponibilidade, armazenamento e claro o suporte vinte quatro horas, sete dias por semana.

Defina uma plataforma

Se criar um site do zero parece muito difícil, você pode optar por algumas plataformas que simplifiquem o trabalho de criação de um site como o WordPress ou Joomla.

Em geral, o WordPress costuma ser o mais recomendado devido a sua popularidade e facilidade de ser instalado em qualquer hospedagem. Além disso, ele ainda pode ser adquirido junto0 com a hospedagem na contratação de uma hospedagem com WordPress.

Uma vez que você tenha a plataforma definida, basta acessá-la e criar o layout do seu site e inserir os arquivos do seu jogo.

Você pode criar várias seções para o seu site, como uma parte de notícias, outra com jogos para jogar pelo navegador e ainda um blog de dicas para jogos.

Personalize o site

Personalizar o seu site é uma das partes mais divertidas do processo. Afinal, você pode deixá-lo com sua cara.

E neste quesito o WordPress oferece centenas de temas editáveis além dos milhares de plugins com funções extras.

Mas a personalização de um site é mais do que cores e imagens bonitas, você e pode ainda incluir páginas de contato, instruções, área de membros etc.

Embora tudo isso parece muito difícil, quando começar a utilizar o WordPress você perceberá a simplicidade de criar todas essas páginas no seu site de jogos!

Crie um servidor

Por fim, os dois últimos passos são os que mais podem gerar dúvidas e insegurança. Mas vamos por partes. Primeiro vamos falar de criar um servidor de jogos.

Pode soar difícil, mas basta seguir algumas dicas e o processo se torna bem simples.

Para começar será preciso um servidor dedicado onde serão instaladas as exigências dos seus jogos.

Em seguida só será preciso configurar esse servidor de acordo os seus jogos. Essas configurações irão depender de qual jogo estamos falando. Essa parte pode ser um pouco mais complexa, mas é possível tirar as suas dúvidas de acordo os jogos a serem instalados pelo YouTube.

Como cada jogo necessita uma configuração, se torna inviável ensinar estes passos detalhadamente.

Promova seu novo site de jogos

Por fim, o passo final pode ser difícil para quem é mais tímido: promover o seu site. Você pode começar a fazer isso pelas suas redes sociais. Mas não se limite a isso, busque parcerias em outros sites e blogs.

Essas parcerias se baseiam em uma ajuda mútua, onde você irá divulgar seus parceiros e eles irão divulgar seu site.

Outra boa forma de divulgação é por meio de guest posts. Isto é: posts que você publica sem receber em blogs parceiros, apenas pela divulgação.

E claro, não esqueça de estudar um pouco sobre marketing digital e SEO para acertar na sua divulgação online!

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.
Como criar um site de jogos
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek, formado em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (atualmente conhecido como UniAcademia), mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.
- publicidade -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Jornada Geek + Lolja

Como criar um site de jogos

Últimas Notícias