-publicidade-

A LUTA CONTINUA | KINOS

Philadelphia
Philadelphia

Quando a presidente Dilma, ao final da apuração dos votos no primeiro turno das eleições, fez seu pronunciamento, entre agradecimentos e propostas, lançou uma frase que, como explicou, conduziu suas ações desde seus tempos de luta conta a ditadura militar no Brasil. “A luta continua”, destacou na frase que não é apenas uma chamada à continuidade dos trabalhos, mas uma referência histórica que passa por Portugal, Moçambique, Uganda e filmes do Jonathan Demme.

A primeira vez que vi a frase, junto com o boneco carregando um saco nas costas, foi no final do filme O silêncio dos inocentes. Insistente, costumo ver os créditos até o final, seja para esperar a cena que a Marvel guarda ou para encontrar alguma referência que não percebi no filme, como alguma música ou cargo na produção. Ao final da mais conhecida filmagem de Hannibal Lecter, encontrei a frase em português.

Primeiro pensei que era por estar vendo o filme com legendas… mas o texto estava em português nos créditos, não nas legendas, então fiquei encucado. Tantos anos depois, a frase volta, me fazendo atualizar as pesquisas, que repasso ao leitor de Kinos.

O uso prático mais antigo que encontrei da frase, no contexto em questão, vem do Movimento das Forças Armadas (MFA) atuante em Portugal em 1974. No dia 25 de abril daquele ano, essa organização militar uniu-se às mobilizações civis para a promoção da Revolução dos Cravos, dando fim a uma ditadura que vigorava desde 1933, a segunda mais longa da história mundial (perde apenas para a de Kadafi).

A queda do Estado Novo português se deu em relativa paz, com apenas 4 mortos, mas as mudanças no país foram inúmeras, com o crescimento de um socialismo que apenas alguns anos atrás começou a enfrentar resistência mais forte, maculando as conquistas dos anos 1970.

- publicidade-

Em 1975, a mesma frase foi usada como grito de guerra pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), inspirada por um pronunciamento do líder revolucionário Eduado Mondlane feito em 1967. Como em Portugal, a frase moveu seu grupo para o sucesso, pois no mesmo ano o país conseguiu conquistar sua independência em relação a Portugal, embora, ao contrário da Revolução ocorrida na metrópole, a ex-colônia se manteve ainda por anos em guerra civil.

Uganda tomou o grito “A luta continua” para o embate contra a homofobia. O professor David Kato, um dos iniciadores da luta pela igualdade de direitos aos homossexuais no país, foi espancado até a morte em 2011 e a frase passou a estampar camisas desde seu velório, para mostrar que sua morte não acabaria com o movimento. Em fevereiro desde ano, o país aprovou uma lei que pune com prisão perpétua os homossexuais, num sinal de que a luta deve continuar por muito mais tempo.

No cinema, “A luta continua” já foi vencedora algumas vezes. O silêncio dos inocentes foi o terceiro e último filme, até hoje, a receber os cinco Oscars principais (os outros dois foram Aconteceu naquela noite e Um estranho no ninho) e o único filme de suspense a levar o dourado principal. Também está em várias listas dos melhores filmes do cinema, além de ter Clarice Starling e Hannibal Lecter nas de heróis e vilões, respectivamente.

- publicidade -

Filadélfia, também de Demme, mostrou a continuidade da luta, e traz um pouco da questão de Uganda em si, com a batalha do advogado gay interpretado por Tom Hanks, num de seus dois Oscars seguidos (no ano seguinte, papou a estatueta por Forrest Gump). Cinema também é política; pode ser, como escreveu Walter Benjamin, arte politizada. O problema, como ele mesmo continua, é a estetização da política: espetáculo demais gera alienação e cabe ao espectador perceber isso, educar-se e ao próximo. A luta continua.

-publicidade-

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Siga Nossas Redes Sociais

542,980FansCurtir
31,529SeguidoresSeguir
21SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
20,468SeguidoresSeguir
57InscritosInscrever
publicidade: A LUTA CONTINUA | KINOS

Últimas Postagens

Paramount na CCXP Worlds | Confira a programação do painel do estúdio

Após muitas expectativas ao longo das últimas semanas e diversos anúncios, a CCXP Worlds finalmente começou nesta sexta-feira, 04 de dezembro. E com isso,...

Invencível | Amazon divulga teaser legendado da série durante a CCXP Worlds

Com o seu painel confirmado para acontecer neste sábado, 04 de dezembro, o Amazon Prime Video já começou a revelar novidades para a CCXP...

The Marksman | Assista ao trailer do filme com Liam Neeson

Dando inicio a sua campanha promocional, The Marksman, estrelado por Liam Neeson, Jacob Perez, Teresa Ruiz e Juan Pablo Raba, é destaque na mídia. E assim, as novidades agora envolvem...

Metal Gear | Oscar Isaac é confirmado como o intérprete de Solid Snake

Com o seu desenvolvimento tendo sido noticiado há diversos meses, a adaptação da franquia de games Metal Gear voltou a ganhar novidades. E desta...

Death to 2020 | Mocumentário da Netflix é confirmado

Apostando em seu catálogo original, a Netflix volta a ser destaque na mídia com novidades sobre seu novo mocumentário Death to 2020. E assim, as informações...