7 games de tanto sucesso que geraram spin-offs | Geek List

As franquias ficaram pequenas para a quantidade de conteúdo que os fãs pediam

publicidade:

Às vezes uma franquia é tão rica e faz tanto sucesso, que uma história principal é muito pouco para ela. Daí surge o spin-off, histórias alternativas exploradas dentro de um universo maior. Confira alguns dos maiores, mais famosos e divertidos spin-offs do mundo dos games!

1. Final Fantasy Tactics

Final Fantasy Tactics
Final Fantasy Tactics é um spin-off que marcou época (Foto:Divulgação)

Final Fantasy é uma das franquias mais famosas adoradas em todos os jogos, mas suas principais entradas muitas vezes são, digamos, irregulares. Para cada grande sucesso de público e crítica como Final Fantasy VII, há um título mal recebido como Final Fantasy XIII.

Por outro lado, Final Fantasy Tactics, um spin-off que surgiu no PS1, é muito consistente em todos os seus títulos e tem no original provavelmente o melhor RPG tático já feito. O jogo mantém a essência de Final Fantasy ao incorporar um sistema de classes similar ao dos primeiros jogos e tem até participações de personagens bem conhecidos da franquia ao lado de membros do elenco original.

Sua história memorável, belo estilo de arte e cenário exclusivo encantou os jogadores no lançamento, e a experiência ainda se mantém até hoje. As táticas tiveram um impacto que até mudou a direção da série principal: Final Fantasy XII e Final Fantasy XIV são ambientados em Ivalice, o mesmo mundo que a Tactics introduziu.

2. Super Mario

Donkey Kong
Mario atendia por Jumpman em Donkey Kong, antes de se tornar o fenômeno atual (Foto: Divulgação)

Mario é o personagem mais famoso dos games, mas ele nem sempre foi o astro principal. Em sua primeira aparição em jogos, ele nem sequer se chamava Mario ainda. Em vez disso, ele atendia por Jumpman, e foi um ícone diferente da Nintendo que obteve o melhor faturamento em Donkey Kong.

O jogo arcade original era divertido, mas simplista, obrigando os jogadores a escalar um conjunto de andaimes para resgatar Pauline. Estava muito longe das aventuras que Mario mais tarde empreenderia na série Super Mario Bros., experiências que revolucionariam os videogames várias vezes. Donkey Kong tem seu próprio universo agora e alguns jogos clássicos para o seu nome, mas Mario é o rei da colina no que diz respeito à plataforma da Nintendo.

3. Persona

Persona 4
A franquia Persona é enorme, e o ocidente só recebeu os títulos mais lights da série (Foto: Divulgação)

O universo da Atlus, Shin Megami Tensei, é notoriamente vasto, com várias subséries e entradas que são pouco relacionadas entre si. Enquanto os jogos da série principal Shin Megami Tensei encontraram um público dedicado, a série Persona se conectou com uma comunidade muito mais ampla de fãs – o Persona foi o primeiro jogo da franquia a chegar às costas ocidentais.

Os jogos Shin Megami Tensei são geralmente experiências hardcore com jogabilidade difícil e enredos sombrios, ambientados em um universo pós-apocalíptico. Persona preserva um pouco desse desafio e atmosfera mórbida, mas o cenário do ensino médio e os personagens mais jovens da série também permitem que ele inclua um drama adolescente e relacionamentos românticos ao lado de sua séria trama principal, explodindo em popularidade.

4. Megaman X

Mega Man X Legacy Collection 1+2
Em 2018, a Capcom lançou uma coletânea com todos os 8 jogos de Mega Man X (Foto: Reprodução)

Os jogos originais do Mega Man eram plataformas de ação inovadoras, mas sua jogabilidade desafiadora era envolvida em uma concha amigável para crianças, de modo que atraíam um público de jogos mais jovem no NES. E como eles foram criados tão cedo na história dos jogos, seus gráficos e jogabilidade podem ser um pouco desajeitados, mais frustrantes do que divertidos.

A série spin-off do Mega Man X, que se originou no SNES, levou a mecânica básica do Mega Man de que os jogadores adoraram e aumentaram a aposta adicionando uma vantagem mais madura, melhores gráficos, mecânica de jogo mais avançada e novos personagens icônicos como Zero. Essas mudanças fizeram os jogos originais parecerem um pouco brincadeira de criança.

5. World of Warcraft

World of Warcraft: Battle for Azeroth
World of Warcraft se tornou um dos maiores MMORPGs do mundo (Foto: Divulgação)

O Warcraft original é um jogo de estratégia em tempo real pioneiro, uma das entradas mais populares já feitas no gênero. Mas o seu MMORPG, World of Warcraft, é um dos jogos mais impactantes já feitos em qualquer gênero. Seu vasto mundo, mitologia profunda e jogabilidade viciante o mantiveram forte por mais de uma década.

Ao remover o tempo de inatividade do habitual loop de jogabilidade MMO, reduzindo os tempos de carregamento e dando aos jogadores uma paisagem linda e fantástica para explorar, World of Warcraft superou o jogo original e impactou a cultura mainstream de uma forma que nenhum MMO tinha feito.

6. Pokémon Snap

Pokémon Snap
Capturar os melhores ângulos de pokémons foi uma das tarefas de 1999 (Foto: Divulgação)

Lançado em 1999, Pokémon Snap tinha uma premissa muito diferente do RPG original da Game Freak: andar pelo mundo fotografando os pokémons em seus habitats.

Seu lançamento foi altamente promovido pela Nintendo, com uma campanha feita em mais de 86 mil hotéis, e um concurso que mandou o vencedor para a Austrália. Até o final de 1999, o Pokémon Snap vendeu 1,5 milhão de cópias, e era um dos joguinhos mais disputados nas locadoras.

7. Luigi’s Mansion

Luigi's Mansion
O “spin-off do spin-off” Luigi’s Mansion se saiu como um ótimo game (Foto: Divulgação)

Como vimos aqui, o Mario é uma franquia derivada de Donkey Kong, tornando Luigi’s Mansion o spin-off do spin-off. Dessa vez, Mario está desaparecido e cabe a Luigi procurá-lo em uma mansão mal assombrada, tendo apenas como arma um aspirador que suga fantasmas.

O game foi muito bem recebido pelos críticos, embora fosse um pouco curtinho. Luigi’s Mansion vendeu mais de 2,5 milhões de cópias, e é a quinta entrada na lista de videogames mais vendidos do GameCube nos Estados Unidos.

E aí, qual é o seu spin-off favorito? Faltou algum em nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários!

Não deixe de acompanhar todas as novidades e atualizações diárias do Jornada Geek diariamente no facebooktwitter e instagram.