-publicidade-

-publicidade-

5 séries da Netflix que causaram impactos sociais em seus lançamentos

Por conta do seu grande crescimento ao longo dos últimos anos, a Netflix atualmente é extremamente conhecida pelo público por apresentar os mais diversos tipos de filmes e séries no mercado. E claro, alguns deles certamente acabam causando certos impactos sociais.

Um bom exemplo recente disso envolve justamente o lançamento de O Gambito da Rainha. Como é de conhecimento, a sua temática acabou envolvendo diversas reações através das redes sociais e influenciando as pessoas a buscarem mais sobre Xadrez, algo que o time de conteúdo da Betway, site de jogos de roleta online, conseguiu mensurar em números através de uma pesquisa.

Confira abaixo 5 séries da Netflix, incluindo O Gambito da Rainha, que causaram impactos sociais após os seus lançamentos

O Gambito da Rainha

Imagem da série The Queen's Gambit, conhecida como O Gambito da Rainha no Brasil
Divulgação

Sucesso da Netflix lançado durante o mês de outubro de 2021, a série O Gambito da Rainha acompanha a trajetória de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma jovem abandonada em um orfanato do Kentucky no final dos anos 1950. Ela descobre que tem muito talento para o xadrez, mas fica viciada nos calmantes oferecidos pelo Estado para tranquilizar os órfãos.

Atormentada pelos próprios demônios, alimentados por um coquetel de remédios e obsessões, Beth começa a chamar a atenção com suas habilidades e decide superar as barreiras do mundo masculino das competições de xadrez.

A série em questão conseguiu alcançar o TOP 10 da plataforma de streaming durante diversos dias, causando assim justamente um grande impacto em seu público ao ponto de que surgiram diversas declarações na internet destacando justamente que estavam começando a jogar Xadrez por conta da sua temática.

O impacto do seu lançamento foi algo tão absurdo que durante o período a série O Gambito da Rainha se tornou a 8ª mais buscada em todo o mundo. Termos como jogada de xadrez, gambito da rainha e siciliana tiveram uma alta em suas buscas de no mínimo 150%, com um auge de 300% para o último termo em negrito. Além disso, a Netflix revelou ainda que a série foi assistida por mais de 62 milhões de pessoas em seu primeiro mês de lançamento, ficando em primeiro lugar em 63 países.

The Crown

The Crown 4ª temporada chegará na Netflix
Divulgação

Com o seu primeiro ano lançado em 2016 pela Netflix, e atualmente definida para terminar na 6ª temporada, a série The Crown acompanha a trajetória da família real britânica com o seu ponto inicial sendo justamente o início do governo da Rainha Elizabeth II.

A 4ª temporada, a mais recente lançada do programa, mostra a Rainha Elizabeth II enfrentando os desafios de uma Grã-Bretanha em rápida mudança, enquanto sua família luta para balancear as necessidades da monarquia com os desejos de suas complexas vidas pessoais. Um grande foco dos episódios em questão envolvem justamente o relacionamento entre o Príncipe Charles e a Lady Diana, criando assim até mesmo polêmicas em seus bastidores como a exigência de um aviso informando que trata-se de uma trama ficcional. Algo que, por sinal, foi negado que irá acontecer pelos seus criadores e a Netflix.

O impacto causado por The Crown envolve justamente o fato de que ela colocou a família real britânica em grande evidência ao longo dos últimos anos. O termo Rainha Elizabeth II, por exemplo, cresceu 433% na semana de estreia, voltando assim a ser tendência durante o lançamento de toda nova temporada.

Termos como Princesa Diana e Príncipe Charles também sofreram grandes aumentos durante as duas primeiras semanas no lançamento do quarto ano da série. Diana, por exemplo, teve suas buscas em uma crescente de até 1566%, enquanto o termo relacionado a Charles teve um impacto de crescimento de até 1425% nas buscas. Já o termo de Margaret Thatcher entrou em evidência principalmente nos 3 primeiros dias, com a sua busca aumentando em 1540%.

Emily em Paris

Imagem da série Emily em Paris
Divulgação

Emily em Paris segue a história de Emily (Lily Collins), uma jovem executiva de Marketing de vinte e poucos anos do Meio-Oeste que se muda para Paris em busca de uma oportunidade de trabalho inesperada que tem o poder e a possibilidade de mudar a sua vida para sempre.

Com a tarefa de trazer um ponto de vista americano a uma empresa de marketing francesa, culturas se chocam rapidamente quando ela se ajusta aos desafios da vida em uma cidade estrangeira, ao mesmo tempo em que manipula sua carreira, novas amizades e vida amorosa.

Lançada no início de outubro de 2020, a série da Netflix causou impactos diferentes das outras duas já citadas. Além de aparecer por um tempo liderando o TOP 10, e elevar a busca de termos como Nicola, Boina, Handful e Bucket Hat em até 342%, ela também estimulou também a criação de um tour pela capital francesa com a presença de locais como Jardim de Luxemburgo, Praça da Estrapade, A Praça de Valois e As Margens do Sena.

Nada Ortodoxa

Imagem da série Nada ortodoxa
Divulgação

Inspirada no best-seller do New York Times Unorthodox, escrito por Deborah Feldman, a trama da série acompanha uma jovem que rejeita sua educação radicalizada como judia ultraortodoxa e sai para começar uma nova vida com o objetivo de traçar o seu próprio destino.

Abordada como parte de uma história de descobrimento e maioridade, a trama de Nada Ortodoxa é ambientada no mundo divertido de Berlim, destacando uma garota realizando diversas descobertas por si mesma. Entretanto, quando tudo parecia bem, o passado retorna para atormentá-la fazendo com que ela comece a seguir trilhas sombrias para descobrir os perigos misteriosos do passado que envolve sua família.

Esta minissérie em questão causou diversos comentários na internet justamente pelo retrato que a mesma mostra sobre o judaísmo. Afinal, trata-se de uma abordagem mais profunda envolvendo a religião em questão. O termo Judaísmo, por exemplo, cresceu em 150% as suas buscas no google na época, com a série da Netflix também promovendo uma maior conhecimento do público a temática em questão.

Mindhunter

Imagem da série Mindhunter, da Netflix
Divulgação

A trama do primeiro ano de Mindhunter foi baseada no livro best-seller do NYT, que por sua vez relata os anos que John Douglas passou perseguindo serial killers e estupradores, desenvolvendo seus perfis para prever seus próximos passos. A série, ao longo de duas temporadas, discutiu alguns de seus casos mais famosos, como o homem que caçava prostitutas no Alaska, o assassino de crianças de Atlanta e o matador de Green River.

Este é um caso extremamente interessante de sucesso e frustração para os fãs da Netflix. Isso porque Mindhunter conhseguiu promover um grande aumento nas buscas do google para diversos termos, entre eles o de Charles Mason que aumentou 3200% durante o seu auge. Entretanto, a mesma atualmente está com o seu status praticamente definida como cancelada. Um dos motivos para isso envolve justamente o seu alto custo, como destacado pelo produtor David Fincher.

Bônus: Bridgerton e Lupin

Imagem da série Lupin, o primeiro sucesso da Netflix em 2021
Divulgação: Netflix

Outros dois títulos recentemente lançados pela Netflix que certamente podemos destacar neste texto são as séries Bridgerton e Lupin. A primeira delas, produzida pela famosa Shonda Rhimes, conseguiu movimentar a internet até mesmo durante o seu lançamento no dia 25 de dezembro de 2020.

Os mais diversos comentários sobre o projeto rapidamente surgiram nas redes sociais, fazendo com que a história baseado nos livros de  Julia Quinn acabasse se tornando um verdadeiro fenômeno de final de ano. Para se ter uma ideia, a mesma caminha para se tornar um dos maiores lançamentos do formato na plataforma de streaming com 63 milhões de exibições em seu primeiro mês.

Por último, a série Lupin se tornou o primeiro grande sucesso da Netflix em 2021 enquanto também trouxe ao público uma nova perspectiva como adaptação dos livros de Maurice LeBlanc. O personagem em questão foi criado em 1905, sendo esta a primeira vez que é interpretado por um ator negro. Omar Sy é o protagonista da série, que por sua vez vem chamando muita atenção desde então justamente por conta da sua trama de qualidade. O sucesso é tão grande que a mesma deve alcançar 70 milhões de exibição no seu primeiro mês de lançamento, ultrapassando assim números de sucessos da plataforma como Stranger Things.

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek. Aproveite também para curtir a nossa página no facebook, além de nos seguir no twitter, instagram e também no Google News.
5 séries da Netflix que causaram impactos sociais em seus lançamentos
Marco Victor
Fundador do Jornada Geek, formado em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (atualmente conhecido como UniAcademia), mas também um grande amante de filmes e antigo frequentador de locadoras. Outras paixões também existentes estão em Séries de TV, HQs, Games e Música. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC apesar de ter no Batman e As Tartarugas Ninja como os seus heróis favoritos.
- publicidade -

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

539,400FansLike
60,571FollowersFollow
22FollowersFollow
0FollowersFollow
20,278FollowersFollow
57SubscribersSubscribe
5 séries da Netflix que causaram impactos sociais em seus lançamentos

Últimas Notícias