Homeland sempre esteve chamando atenção por conta de sua temática. Com uma temática bem desenvolvida em cima de questões religiosas, terrorismos e dramáticas, a série de TV sofreu grandes mudanças de perspectivas ao longo dos anos, mas ainda assim surpreendeu ao matar em sua 3ª temporada Nicholas Brody (Damian Lewis), um dos seus protagonistas. O choque gerou diversos questionamentos vindos dos fãs. Entretanto, mostrando um restabelecimento incrível no seu desenvolvimento, agora a 4ª temporada chegou ao mercado home vídeo.

Pensando nisso, decidimos montar uma lista com 5 momentos significativos e em ordem cronológica que aconteceram durante o 4º ano do seriado. Obviamente, eles contém alguns SPOILERS, mas serão resumidos praticamente ao título da situação em questão.

Homeland 4 - 1

1º – Mortes no Casamento:

Para começar, é importante enfatizar aquele fato que começou o desenvolvimento da nova trama. Buscando um novo caminho, a série começa com Carrie envolvida em uma missão no Paquistão. Ela então acaba sendo a responsável por liderar um ataque realizado por drones para matar Hassam Haqqani (Numan Acar). Entretanto, a situação saí de controle quando um vídeo mostra que um casamento estava sendo realizado no momento, causando a primeira reviravolta da trama e uma morte importante dentro da embaixada no Paquistão.

Homeland 4 - 2

2º – O Sequestro de Saul:

O segundo grande impacto da temporada é exatamente um sequestro. Desde o primeiro momento fica claro que o território paquistanês é perigoso para os Americanos, mas ainda assim o sequestro de Saul consegue mexer com os nervos do público. Afinal, após a morte de Brody no terceiro ano, até que ponto Homeland pode ir para surpreender? A partir de então, a tensão apenas aumenta até o final da temporada.

Homeland 4 - 33º – O Surto de Carrie

Quem acompanha Homeland desde o início sabe que a doença de Carrie Mathisin (Claire Danes) é um dos grandes pontos abordados ao longo da sua trama. Em muitos outros ela já ficou totalmente desnorteada, mas este foi importante para a identificação de um traidor na temática da 4ª temporada. Além disso, ainda causa um certo choque no espectador ao mostrar um possível retorno.

Homeland 4-4

4º – O Ataque à Embaixada:

Este, sem dúvida alguma, foi um dos momentos mais chocantes da trama. Um ataque à Embaixada dos EUA no Paquistão, por aí você pode tirar como foi a abordagem. Ainda assim, o interessante mesmo foi o desenrolar e a tomada de atitudes dos personagens do programa. Por sinal, elas ditam um pouco do que foi mostrado até o final do quarto ano e também devem influenciar a 5ª temporada do programa em alguns aspectos.

HOMELAND (Season 4)
HOMELAND (Season 4)

5º – CIA Ajudando um terrorista e o retorno de Saul:

Se o ponto anterior foi responsável por um grande choque, o último aspecto que merece destaque foi aquele que com certeza levou as teorias das pessoas para a televisão. Afinal, um terrorista pode ser ajudado pelo governo dos EUA? O choque mostrado através da sua protagonista foi tão grande que acabou gerando questionamentos e influenciando a visão do espectador através do seu julgamento. Além disso, os motivos são um pouco esclarecidos e o retorno de Saul  é confirmado no final, mostrando que mudanças extremas sempre podem acontecer e que ainda existe muito o que acontecer na série de TV.

Obviamente, existem muitos outros pontos interessantes ao longo de todo desenvolvimento do quarto ano de Homeland. Muitos deles igualmente importantes, outros nem tanto. Mas a verdade é que após se arriscar, os roteiristas mostraram uma nova vertente e narrativa capaz de prender a atenção do espectador, resultando em mais uma fantástica temporada.