3 filmes imperdíveis com a temática do poker

publicidade:
3 filmes sobre poker
Divulgação

Hollywood adora explorar temas esportivos para contar histórias incríveis de personalidades reais ou fictícias que atraem a atenção do público. Longas consagrados como Moneyball, Touro Indomável, Rush: No limite da Emoção e Menina de Ouro são apenas alguns dos vários exemplos.

No poker isso não é diferente. Desde o cinema preto e branco as grandes produções de Hollywood utilizam esse esporte estratégico de várias possibilidades como cenário para grandes filmes e aqui vamos falar sobre três deles que são imperdíveis.

Maverick (1994)

Já considerado um clássico do cinema, esse filme completa 25 anos em 2019 e conta a história de Bret Maverick, um competidor de poker que embarca em uma viagem hilária para disputar um grande torneio desse esporte.

O filme, com aspecto aventureiro que mescla comédia e ação, retrata a época do velho oeste americano e é uma adaptação da série de TV homônima de bastante sucesso nos Estados Unidos durante a década de 1950.

Estrelado por Mel Gibson (protagonista), o longa conta com um elenco de peso também composto por Jodie Foster e James Garner.

Foster, que atualmente trabalha como atriz e diretora, é amiga pessoal de Gibson e entrosou muito bem com o protagonista. Em Maverick, ela interpreta o papel de Annabelle Bransford.

Jodie Foster fala sobre filmes de grande bilheteria em Hollywood
Secretary Delacourt (Foster) in CCB HQ Briefing Room is demoted.

“O filme te leva ao verdadeiro faroeste americano. Em alguns momentos, parece que você está inserido naquele momento, o que é algo muito legal de assistir e com descontração”, avalia o crítico de cinema Roger Ebert.

Essa é uma grande produção hollywoodiana dirigida por Richard Donner. O orçamento do filme foi de US$ 75 milhões, um padrão bem caro para a época.

Além de ser o principal objetivo do protagonista no longa, o poker tem muita importância durante o filme e como não poderia ser diferente, há diversas cenas em que a ação se desenvolve na mesa e vários minutos em que o foco é apenas nas cartas.

O excelente figurino e fotografia tornam tudo mais interessante. Maverick é uma verdadeira imersão no velho oeste americano e retrata com certa fidelidade as origens do poker como um esporte já popular nos Estados Unidos.

A modalidade mais retratada no filme é o five-card stud, que na época era uma das modalidades mais jogadas e ditava boa parte dos torneios.

Maverick talvez não entre na lista das melhores atuações da carreira de Gibson, mas é um filme que todo amante do poker deveria assistir para conhecer um pouco mais das raízes americanas desse esporte.

Bem-vindo ao jogo (2006)

Se o elenco de Maverick é estrelado, o mesmo pode ser dito para Bem-Vindo ao Jogo. Esse filme é protagonizado por Eric Bana e conta com a participação de Drew Barrymore, Robert Downey Jr, Debra Messing e do icônico Robert Duvall.

Para completar, o roteiro foi escrito por Eric Roth e Curtis Hanson. O primeiro citado foi nomeado duas vezes ao Oscar pelos trabalhos em Forrest Gump e Uma Estrela Nasce.

O poker tem uma temática fundamental nesse longa, já que a trama conta a história de Huck Cheever (Bana) em sua jornada para conquistar cerca de US$ 10 mil e conseguir se inscrever na World Series of Poker (WSOP).

Eric Bana na Wonder Con
Divulgação: Eric Bana na Wonder Con

O WSOP é um torneio real que é considerado o circuito mais importante do mundo. Disputar essa competição é o sonho de todo competidor de poker e o filme consegue passar muito bem a importância disso.

Na jornada até chegar ao grande evento, Huck precisa superar muitos obstáculos e um deles é a relação com o pai (bicampeão do WSOP), que é interpretado por Duvall. Esse relacionamento conturbado entre os dois dá um toque de drama e proporciona altos níveis de emoção ao filme.

O poker aparece aos montes nessa trama. Hanson, diretor do longa, deu muita ênfase a essas cenas e talvez por isso ele não seja tão voltado aos leigos do esporte das cartas.

Apesar disso, para quem realmente gosta de poker, Bem-Vindo ao Jogo é um filme muito interessante. Ele capta a importância do WSOP e muitos competidores famosos aparecem no longa, como Barry Greenstein, Daniel Negreanu, Doyle Brunson, Johnny Chan, Antonio Esfandiari, Erik Seidel, Phil Hellmuth, Dan Harrington e tantos outros.

Em termos de produção cinematográfica, há outros com essa temática que realmente se destacam mais, como Cartas na Mesa (1998). No entanto, a quantidade de poker envolvida em Bem-Vindo ao Jogo e o mundo do poker retratado com alguns competidores reais na trama fazem com que este seja um dos melhores filmes da história para os entusiastas desse esporte.

Jogada Decisiva (1966)

Um filme clássico de poker que ditou tendência para vários outros, Jogada Decisiva (comédia e ação), lançado em 1966, é inspirado em uma peça de teatro exibida na TV americana em 1962 chamada “Big Deal in Laredo”.

O longa, que se passa no faroeste americano, é estrelado por Henry Fonda e conta com a participação de personalidades importantes do cinema, como Joanne Woodward e Paul Ford.

A história principal retrata um torneio de poker disputado anualmente em Laredo, no Texas, que conta com os cinco homens mais ricos da região. No entanto, em uma dessas competições, Setters Meredith (Fonda) passa mal durante uma importante etapa da disputa.

Para substituir Meredith, ele pede para que Mary, sua esposa, entre no jogo em seu lugar. Assim que toma o lugar do marido, a personagem indaga: “Como eu posso jogar isso?”, insinuando não saber das regras.

O final do filme é surpreendente (sem spoiler) e mostra como o diretor Fielder Cook conseguiu moldar a trama muito bem.

Vale destacar a atuação de Woodward no papel de Mary. Ela brilhou tanto que chegou a ser indicada ao prêmio de melhor performance feminina em filme de comédia no Golden Laurel Award.

Durante boa parte do longa o poker está envolvido diretamente, o que torna Jogada Decisiva um filme indispensável para os fãs desse esporte.

O filme foi bem recebido tanto pelo público quanto pela crítica e até hoje é muito elogiado. O site IMDB, por exemplo, traz a nota de 7,4 para Jogada Decisiva.

Não deixe de acompanhar todas as notícias diárias sobre filmes, séries e games do Jornada Geek no facebooktwitter e instagram.

publicidade: