O HOMEM COM PUNHOS DE FERRO 2 | EM DVD / BLU-RAY

Classificação:
Bom

66418-25É interessante parar de vez em quando para analisar como a sétima arte se comporta. Ao longo dos anos sempre existiram aqueles gêneros que conseguiram se manter em alta, mas também tivemos aqueles que ganharam destaque por tempo limitado. Entre eles, é claro, estão os projetos envolvendo artes marciais. A temática, atualmente, não encontra mais o mesmo espaço como em projetos estrelados por Bruce Lee, ou até mesmo outros mais recentes envolvendo as décadas de 80 e 90. Inclusive, muitos destes mais recentes eram transmitidos na sessão da tarde ou tela quente, com o envolvimento de astros que hoje estrelam franquias como Os Mercenários. Ainda assim, outros envolviam muito Kung Fu e ninjas, o que certamente empolgava uma criança. Agora, com tal movimento em baixa, O Homem Com Punhos de Ferro 2 chegou ao mercado home vídeo utilizando diversas referências e características já conhecidas pelo público.

Thaddeus (RZA) está de volta nesta explosiva aventura de ação, inspirada pelos clássicos do Kung Fu. Em uma cidade mineirada China do século 19, um relutante morador local une forças com um misterioso forasteiro para combater poderosas forças malignas, tanto terrestres quanto sobrenaturais. Quando um estranho, Thaddeus, é encontrado gravemente ferido, próximo à vila, o mineiro Li Kung (Dustin Nguyen) e sua esposa Ah Ni (Eugenia Yuan) se oferecem para refugia-lo. Enquanto se recupera, ele se envolve em um conflito que lança os moradores contra o diabólico Master Ho (Carl Ng), seu nefário Beetle Clan e o aterrorizante Lord Pi.

Para quem gosta do gênero, é sempre interessante ver algo com uma ambientação totalmente voltada para artes marciais. E é exatamente a ideia que este projeto passa, sabendo não apenas cumprir com a evolução da sua narrativa, mas também ir aos poucos apresentando certas homenagens ao mostrar grandes golpes, cenas de ação ou até os saltos impossíveis. Aqui, mesmo com alguns momentos oscilantes no roteiro, o projeto inteiro apresenta uma boa ambientação através de seus aspectos técnicos, sabendo exatamente como deve ser desenvolvimento um título com tal tema. Padrões já estabelecidos no passado voltam a surgir na tela e chamam atenção do seu espectador exatamente por isso, sem pecar nos detalhes.

Outro ponto também vale a pena ressaltar: o elenco, quase que por inteiro, não apresenta nomes de grande destaque. É claro, temos o retorno de RZA como o personagem título, assim como a presença de Cary-Hiroyuki Tagawa na trama, mas o restante dos nomes quase não são conhecidos por um grande público. Ainda assim, o desenvolvimento dos seus personagens faz como que eles mostrem o talento necessário para um bom entretenimento. Por sinal, cada um apresenta a sua importância no decorrer do que é mostrado. Além disso, é também muito curioso ver como nem sempre Thaddeus é o centro das atenções, já que o roteiro utiliza ele mais como uma perspectiva de necessidade e motivação.

No geral, a verdade é que O Homem Com Punhos de Ferro 2 consegue cumprir o seu objetivo de entreter. É um projeto bem estabelecido e ambientado, que consegue criar curiosidades por conta dos contos que vão sendo inseridos desde o início como lendas, fazendo assim com que o espectador passe a prestar mais atenção em certos detalhes. Além disso, é também uma situação que apresenta mesmo uma busca por justiça como sua principal motivação, funcionando de forma crescente e não tem medo de focar em um público mais adulto. É sanguinário quando necessário, trabalha muito bem os seus aspectos e entrega uma boa homenagem para aqueles que gostam de tal perspectiva. Sem grande destaque, o filme cumpre com sua missão no entretenimento.

Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.