DAMIEN | PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Em um ano em que tivemos o anúncio de muitos filmes sendo adaptados para a televisão apenas com a intenção de recontar a história, é sempre bom perceber que algumas ideias podem seguir caminhos bem diferentes ao utilizar o seu original. E assim, podemos facilmente destacar Damien. Anunciada há algum tempo, a produção que continua com a trama iniciada na franquia de terror A Profecia finalmente estreou nos EUA. E com isso, mesmo que sem muita surpresa por conta dos seus envolvidos, o projeto já vai mostrando uma qualidade interessante através dos seus primeiros acontecimentos.

Damien texto primeiras impressões1

Na série, já adulto, a trama começa quando Damien (Bradley James), um aclamado fotógrafo de guerra, retorna para a sua casa em Nova York após uma experiência traumática durante uma missão na Síria. A partir de então, situações estranhas e flashbacks passam a atormentá-lo, fazendo com que ele seja forçado a confrontar sua verdadeira identidade através de uma grande investigação envolvendo o seu passado e presente. Através dessa busca, a morte logo passa a rondar sua vida de forma cada vez mais constante e misteriosa em sua trajetória de descobertas.

O mais interessante na produção em questão é exatamente o formato em que ela vai sendo desenvolvida. Para não apresentar um personagem já conhecendo o seu objetivo, assim como sua origem, partimos de um ponto envolvendo amnésia do seu protagonista. Entretanto, nada disso impede também que as características dos filmes sejam usados aqui. E elas são constantemente presentes, seja através dos flashbacks utilizando cenas do seu original, lançado em 1976, ou em como o roteiro é trabalhado ao longo das cenas. A pegada é nitidamente a mesma, podendo facilmente conquistar os espectadores antigos e aqueles que estão chegando agora.

Mesmo com essa temática meio suspense e terror, o drama para os acontecimentos também acaba fazendo parte de todo o trajeto. Situações marcantes como a inicialmente ocorrida na síria, que acaba desencadeando todos os outros acontecimentos, chamam atenção pela qualidade apresentada dentro do contexto necessário. Assim, logo o espectador está completamente vidrado em tudo o que está por vir, curioso e instigado da forma correta. Os momentos mais macabros também existem, principalmente quando vão acontecendo através de descobertas de Damien e mostrando ligações suas com o livro de Apocalipse.

Tudo é muito válido no que foi mostrado até agora, ainda mais que o projeto não teve medo de caminhar em apenas dois episódios. Muitas revelações já  foram feitas, mortes aconteceram, lembranças já foram aparecendo. Negações também já fazem parte dos episódios, assim como descobertas de terceiros. A igreja, por sua vez, marcou presença em momentos muito parecidos com o do original, em uma linha paralela. No entanto, agora ficam muitas perguntas no ar. Afinal, qual será o caminho escolhido pelo anticristo? Teremos uma ascensão sua aos poderes ou ainda presenciaremos uma batalha interna dele? Ele aceitará facilmente o que deve se tornar? Os caminhos ainda são verdadeiras incógnitas, mas ainda assim verdadeiramente interessantes para o que está por vir.

E assim, Glen Mazzara, ex-produtor de The Walking Dead, mostra que Damien veio com a qualidade para ficar e buscar o seu espaço. Mais um entretenimento de qualidade, podendo significar uma soma interessante a grande lista de séries de TV existentes atualmente.

Amante de filmes, séries e games, criou o Jornada Geek em 2011. Em 2012 se formou em Jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), e a partir de então passou a fazer cursos com foco em uma especialização em SEO. Atualmente é responsável por desenvolver conteúdos diários para o site com focos em textos originais e notícias sobre as produções em andamento. Considera Sons of Anarchy algo inesquecível ao lado de 24 Horas, Vikings e The Big Bang Theory. Espera ansioso por qualquer filme de herói, conseguindo viver em um mundo em que você possa amar Marvel e DC ao mesmo tempo.